Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3183
Título: Problemas da periferia e reforma urbana: o caso do bairro da Rocinha, Catolé do Rocha - PB
Autor(es): Almeida, Francisco Everton de Azevedo
Palavras-chave: Urbanismo
Políticas Públicas
Especulação imobiliária
Estrutura Urbana
Data do documento: 20-Mar-2014
Resumo: Este estudo apresenta os elementos que constituem a estrutura física, política, social, humana e organizacional da cidade de Catolé do Rocha - Pb. Procura-se de modo geral, demonstrar sobre a especulação imobiliária contextualizando com as de outros locais, para com isso, serem interpretado como deveria praticar a reforma urbana na cidade. Devido aos problemas enfrentados pela comunidade foram feitos levantamentos da estrutura urbana da cidade de Catolé do Rocha, mostrando quais seriam os problemas advindos de sua estrutura e com isso, pensar e construir uma solução para amenizá-los. Contudo, deve se basear, principalmente, nos conhecimentos geográficos, através da geografia, afim de que possa buscar meios práticos e objetivos, no intuito de conseguir uma solução para os problemas encontrados na comunidade da Rocinha e também demonstrar as contradições que existe entre a “alta e baixa” região da cidade de Catolé do Rocha–Pb, apresentando um levantamento através de pesquisas com os moradores fazendo com que se tenham documentos que comprovem a veracidade dos fatos com relação à estrutura urbana, econômica e social da cidade. Não se esquecendo de como o conceito de espaço está intrinsecamente relacionado com o lugar devido à organização urbana passa a se ter um olhar atento sobre a formação devido a uma harmonia de pertencimento com o lugar, seja ele mais favorecido ou menos favorecido, levando em consideração a infraestrutura em que está exposto para a sociedade tendo uma gama de serviços que dispõem em um bairro e em contrapartida não dispõem no outro, tendo como objetivo alertar sobre esse aspecto por uma razão muito simples todos são contribuintes cujo dever é contribuir com o Estado e direito de ter a aplicação voltada em infraestrutura para a sociedade.
Descrição: Almeida, F. E. de A. Problemas da periferia e reforma urbana: o caso do bairro da Rocinha, Catolé do Rocha - PB. 2011. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3183
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Everton de Azevedo Almeida.pdfFrancisco Everton de Azevedo Almeida2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.