Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31964
Título: Concepções de linguagens nas redes sociais: uma análise dos comentários sobre gramática e língua portuguesa em vídeos para concurso no YouTube
Autor(es): Medeiros, Gerleyne Raposo de Araújo
Palavras-chave: Língua
Gramática
YouTube
Preconceito
Data do documento: 6-Jun-2024
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo geral analisar a postura de concurseiros frente ao ensino de regras gramaticais em canais do YouTube para fins de concurso público. Propõe inicialmente uma apresentação a respeito do preconceito linguístico, bem como refletir sobre sua presença no cotidiano, em sala de aula e também nas redes sociais, e por fim, discutir sobre as três concepções de linguagem que são fundamentais na compreensão do papel da linguagem na concepção humana. Para esse fim, como parte do processo metodológico, utilizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo de caráter descritivo, e na coleta de dados foram analisados comentários de alguns canais de concurseiros na plataforma do Youtube, a fim de identificar a forma que concebem a língua. Para a fundamentação teórica contamos com a contribuição de alguns autores, como Bagno (1999; 2007) e Antunes (2007) a respeito do preconceito linguístico. Além disso, utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Bakhtin (2006) sobre as concepções de linguagens, dentre outros. Muitas pessoas, por não entenderem que a língua portuguesa é um sistema dinâmico e em constante transformação, e ao confundi-la com as regras fixas da gramática normativa, acabam mais propensas a desenvolver preconceitos linguísticos. Por isso, é fundamental reconhecer essa diferença para fomentar uma maneira de se relacionar com a linguagem que seja mais acolhedora e livre de discriminações. Os resultados do estudo evidenciaram que os comentários sobre as aulas de gramática para concurso, de forma geral, não distinguem língua e gramática, considerando que uma se esgota na outra.
Descrição: MEDEIROS, Gerleyne Raposo de Araújo. Concepções de linguagens nas redes sociais: uma análise dos comentários sobre gramática e língua portuguesa em vídeos para concurso no YouTube. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31964
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gerleyne Raposo de Araújo MedeirosTCC - Gerleyne Raposo de Araújo Medeiros682.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito398.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.