Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Géssica Ligia Araújo de-
dc.date.accessioned2024-07-05T14:18:05Z-
dc.date.available2024-07-05T14:18:05Z-
dc.date.issued2024-06-06-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32125-
dc.descriptionSOUSA, G. L. A. de. A inclusão de crianças com TEA na educação infantil: a concepção de professoras. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO número de crianças com o Transtorno do Espectro Autista – TEA vem crescendo significativamente nas escolas comuns, seja da rede pública ou privada. Assim, o objetivo principal da presente pesquisa foi analisar os desafios de professoras da educação infantil no processo de inclusão escolar de crianças com TEA. Desenvolvemos uma pesquisa do tipo quati-qualitativa, utilizando como instrumento metodológico um questionário. Participaram deste estudo 17 professoras de uma escola da rede de ensino privada, em Campina Grande, PB. O questionário foi aplicado em abril de 2024. Os dados demonstraram que as professoras se sentem inseguras muitas vezes na inclusão das crianças com TEA, devido a falta de apoio e políticas públicas direcionadas ao processo de inclusão escolar, bem como um melhor conhecimento sobre as legislações. Mas demonstraram um avanço em relação ao tema e que possuem ciência de que é necessária formação adequada para tal. Concluímos que o papel do professor nesse processo de inclusão é fundamental, que seu olhar sensível sobre a criança com TEA, para perceber suas habilidades e competências, não apenas suas limitações, e o seu preparo, dependerá muito também da convivência com a mesma e dos cursos de formação na área, bem como da vontade de aprender e fazer a diferença nesse mundo que não está preparado para as diversidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofrept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleA inclusão de crianças com TEA na educação infantil: a concepção de professoraspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito GESSICA LIGIA ARAUJO DE SOUSA (1).pdfTermo de depósito241.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC- GESSICA LIGIA ARAUJO DE SOUSA..pdfPDF - Gessica Ligia Araujo de Sousa571.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.