Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuabiraba, Damiana Miriane Nogueira-
dc.date.accessioned2024-07-05T14:40:45Z-
dc.date.available2024-07-05T14:40:45Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.otherCDD 370.152 3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32137-
dc.descriptionDAMIANA, M. N. G. Desafios no diagnóstico e intervenção das dificuldades de aprendizagem em crianças: impacto na atuação do pedagogo. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar os desafios encontrados perante o diagnóstico e as intervenções, bem como seu impacto na atuação do pedagogo. Reconhecendo a importância do monitoramento do progresso escolar, especialmente quando as crianças apresentam dificuldades em relação ao seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Uma vez identificadas as dificuldades, é essencial que as crianças recebam diagnóstico e intervenções personalizadas, requerendo a atuação do pedagogo e de toda uma equipe multidisciplinar, se necessário, cujo objetivo é fornecer suporte e recursos adaptados às suas necessidades, com o intuito de promover um impacto positivo em seu processo de aprendizagem. Como embasamento teórico, foram utilizadas as reflexões de diversos autores de suma importância para a área da educação, como Vygotsky (1978), Bossa (1994, 2000), Cypel (2007), Bayer (2006), Piaget (1971), Fonseca (2007), entre outros, além do manual DSM-IV (1994) e DSM-5 (2022). O relato foi elaborado com base em obras literárias e análise de casos. Como resultados gerais, apresentam-se reflexões significativas sobre o favorecimento do diagnóstico precoce e sua potencialização e eficácia nas condições favoráveis para intervenções eficientes no processo de aprendizagem da criança, o que impacta diretamente na atuação do pedagogo de maneira positiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.titleDesafios no diagnóstico e intervenção das dificuldades de aprendizagem em crianças: impacto na atuação do pedagogopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REVISADO - TCC Damiana Miriane Nogueira Guabiraba (003).pdf.pdfPDF - Damiana Miriane Nogueira Guabiraba686.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito_ass.pdfTermo de depósito163.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.