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dc.contributor.authorSilva, Mayra Renaly das Merces-
dc.date.accessioned2024-07-05T14:43:27Z-
dc.date.available2024-07-05T14:43:27Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.otherCDD 372.652 1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32139-
dc.descriptionSILVA, M. R. M. A relação entre o planejamento e o ensino de inglês em contexto de educação infantil: um estudo de caso com uma professora em formação inicial. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNa perspectiva de formação inicial de professores de inglês crítico-reflexivos e diante da sua prática de ensino da língua inglesa para crianças, percebemos que a construção do professor precisa sempre está sendo aperfeiçoada para o aprimoramento do profissional da educação e para um planejamento de ensino mais completo. Nesses termos, destacamos a importância de docentes preparados para o ensino com a educação infantil, que busca transformação e reflexão da sua responsabilidade na prática pedagógica para o planejamento de aulas para crianças. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo geral investigar como se deu esse percurso didático-pedagógico empenhado na minha construção de professora, diante de um conjunto de tomada de decisões e ações para o desenvolvimento e o planejamento de duas aulas para ensino da educação infantil. Especificamente, objetivamos (I) analisar duas versões distintas de planos de aula voltados para uma turma do ensino infantil e (II) refletir sobre o exercício da prática docente durante o percurso didático-pedagógico. Em termos metodológicos, essa pesquisa se realiza no escopo investigativo da Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2006), e classifica-se como sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa (Flick, 2004), cujo objetivos são descritivos e utilizando o procedimento de estudo de caso (Yin, 2001.,Ventura, 2007). Nosso corpus analítico é composto por dois planos de aula voltados para o ensino infantil, reflexões sobre o processo de produção dos planos e reflexões sobre as práticas do professor na sala de aula. Quanto ao aporte teórico para desenvolvimento desta pesquisa, traçamos os seguintes aparatos teóricos, como Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (Freire 2004), A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica (Perrenoud, 2002), Formação de professores na Educação Infantil: conquistas e realidades (Gomes, 2018), Educação Infantil; Princípios e fundamentos (Nono, 2016), e Didática geral, (Piletti, 2004). Na análise de dados do estudo, investigamos os planos de aula, refletindo sobre a minha atuação no planejamento de ensino e nas minhas práticas pedagógicas. Sendo assim, constatamos de que maneira a minha formação na academia e as práticas pedagógicas em sala de aula foram sendo moldadas ao decorrer destas experiências e o aperfeiçoamento do planejamento de ensino de inglês na educação infantil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Francisco Gabriel Cordeiro da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docente Inicialpt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPlanejamento de ensinopt_BR
dc.titleA relação entre o planejamento e o ensino de inglês em contexto de educação infantil: um estudo de caso com uma professora em formação inicialpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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