Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Maria Daniely da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-05T14:47:49Z-
dc.date.available2024-07-05T14:47:49Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.identifier.issnCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32141-
dc.descriptionSOARES. M. D. da S. Era uma vez três irmãos: uma proposta de ensino de literatura através de os contos de Beedle, o bardo. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractDurante os estudos desenvolvidos nas disciplinas de Literatura da graduação, foi possível perceber o quanto ela é importante e pode ser explorada desde a educação infantil. Essa reflexão automaticamente nos remete à falta de espaço e de prioridade da Literatura no contexto das aulas de Língua Inglesa. Diante disso, surge a necessidade de estimular uma reflexão semelhante, e assim, a ideia de um trabalho que propõe um modelo de sequência básica para o ensino de Literatura nas aulas de Língua Inglesa na educação básica. Sendo assim, surge o questionamento: Como utilizar Os Contos de Beedle, o Bardo como ferramenta para o ensino de literatura nas aulas de inglês? Sendo assim, traçamos como objetivo geral analisar o uso da obra Os Contos de Beedle, O Bardo como uma ferramenta para o ensino de literatura nas aulas de língua inglesa da sétima série do fundamental II, mediante sua relevância para a formação literária e cultural dos estudantes. E como específicos a) Analisar como os elementos literários presentes na obra podem ser utilizados para o ensino de literatura nas aulas de língua inglesa, estimulando a leitura e a interpretação dos alunos; b) Relacionar o ensino de literatura através da obra com o ensino de gramática e vocabulário, e o desenvolvimento de habilidades dos eixos oralidade, leitura e escrita. A fundamentação teórica conta com pesquisadores renomados na área de ensino de literatura, bem como documentos oficiais que orientam as práticas de ensino. Dessa forma, serão abordados os conceitos de Candido (1995), Cosson (2016), Freire (2011), Moises (2011), Tinoco e Stephani (2014), além dos documentos oficiais como a BNCC e os PCNs. A presente pesquisa possui um caráter bibliográfico, com uma abordagem qualitativa dos elementos conceituais que constituem o tema. Em suma, a presente pesquisa buscou enfatizar a relevância da literatura, especialmente quando inserida dentro do contexto de sala de aula, sendo apontada como uma ferramenta para despertar nos alunos o interesse pela leitura e o exercício das habilidades de compreensão e interpretação de textos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Thiago Rodrigo de Almeida Cunhapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectSequência básicapt_BR
dc.titleEra uma vez três irmãos: uma proposta de ensino de literatura através de os contos de Beedle, o bardopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.Maria.Daniely..pdfPDF - Maria Daniely da Silva Soares1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito TCC assinado.pdfTermo de depósito162.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.