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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32142
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Azevedo, Rafaela Honorio | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T14:49:07Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05T14:49:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 808.068 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32142 | - |
dc.description | AZEVEDO, R. H. A literatura infantil afro-brasileira e indígena: como instrumento de inclusão étnico-racial. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho irá explorar a literatura infantil afro-brasileira e indígena como instrumento de mudança, ressignificação e reconstrução da imagem negativa imposta por muito tempo na sociedade pela cultura eurocêntrica. Desse modo, busca-se trazer contextualizações sobre a importância dessas literaturas para as crianças e uma síntese do percurso vivenciado na literatura pelos negros e indígenas para a inclusão de suas escritas no meio social, evidenciando o destaque das literaturas infantis como precursoras de uma educação inclusiva, antirracista que procura trabalhar a autoestima e valorização da cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. O objetivo principal foi analisar obras literárias infantis afro-brasileiras e indígenas, e suas contribuições significativas para as crianças, buscando demonstrar como a literatura infantil étnico-racial cria um espaço inclusivo, de respeito à diversidade. Para escrita desta pesquisa foram estudados autores/as como: Silva (2007), Coelho (2000), Bastide (1973), Castilho (2004), Gomes (2002), Santos (2009), Carvalho (1997), Graúna (2019), Krenak (2018), entre outros. Bem como, a Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, o Estatuto de Igualdade Racial, Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. A metodologia utilizada se enquadra em pesquisa bibliográfica e documental, com análise de conteúdo qualitativa. Os resultados apontam para as contribuições no processo educativo e no desenvolvimento das crianças referente ao respeito à diversidade, empatia e entendimento de pertencer a um país formado pela diversidade cultural que compõe a sociedade brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Margareth Maria de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Negro | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.title | A literatura infantil afro-brasileira e indígena: como instrumento de inclusão étnico-racial | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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