Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3221
Título: O texto e o contexto: a produção textual a partir das perspectivas interativas, do presencial ao virtual
Autor(es): Silva, Sílvio César Lopes da
Palavras-chave: Linguística
Produção Textual
Ensino Básico
Data do documento: 26-Mar-2014
Resumo: A partir de nossa experiência na condição de professor da Educação Básica, fomos ao longo dos anos observando como acontece a produção escrita em sala de aula e ao mesmo tempo a importância que vem sendo esta. Observa-se na maioria das vezes, que o que é produzido não exerce fascínio nem motivações no aluno, pelo contrário, seu caráter é avaliativo e punitivo. Na contramão desse processo, percebemos que o aluno consegue interagir com seus pares, escrevendo textos longos ou curtos nos mais diversos contextos fora da sala de aula, dentre eles as redes sociais. Dessa forma, surge a necessidade de se trabalhar com questões atuais que envolvam o aluno e ao mesmo tempo os faça interagir no contexto da sala de aula. É partindo desse pressuposto que a produção textual in-loco e online nos motivou a pensar o tema como processo construtivo no que se refere ao ensino e a aprendizagem de língua portuguesa na sala de aula. Assim, esse artigo busca refletir sobre as impressões que envolvem a produção textual no cotidiano de uma turma de Língua Portuguesa do ensino médio da rede pública de ensino do Estado da Paraíba. Para dar embasamento teórico a nossa reflexão tomamos por base alguns autores como Travaglia (2009), Antunes (2003), Marcuschi (2008), Castro (2011), Schopenhauer (2009), dentre outros que vem a colaborar com a nossa reflexão e farão parte do corpus teórico.
Descrição: Silva, S. C. L. da. O texto e o contexto: a produção textual a partir das perspectivas interativas, do presencial ao virtual. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3221
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sílvio César Lopes da Silva.pdfSílvio César Lopes da Silva1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.