Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3229
Título: Letramento literário na educação de jovens e adultos: um relato de experiência mediada por folhetos de cordel no ensino fundamental
Autor(es): Costa, Pâmela Rafaela Teixeira da Silva
Palavras-chave: Letramento
Literatura
Leitura
EJA
Cordel
Data do documento: 26-Mar-2014
Resumo: Objetiva-se apresentar o resultado de um estudo que partiu da análise das práticas utilizadas pelo docente que atua com o ensino da literatura no universo escolar. Profissional da educação que tradicionalmente dirige seu trabalho ao Ensino Médio com o estudo de figuras de linguagem, de biografias de autores brasileiros e portugueses e da história literária centrada, meramente, nas escolas, suas características e estilos de época. O que motivou para o desenvolvimento de uma proposta de ensino que permitisse repensar o trabalho com a literatura também no ensino fundamental, numa perspectiva endossada pelos estudos do letramento. Uma pesquisa que pretende figurar como uma possibilidade de reflexão em prol da adoção de métodos de ação docente para a leitura literária, a partir de práticas legítimas de letramento, em que leitura e literatura se entrecruzam em eventos de letramento de sala de aula que não se distanciam das práticas e processos de letramentos que são próprios da família e da sociedade. Ação profissional que busca desmitificar a ideia comumente encontrada na escola de que a literatura só pode ser estudada no Ensino Médio, sendo seu saber desnecessário para muitos alunos. Diante disso, enfatiza-se a assertiva de que a literatura está presente no cotidiano das pessoas e, para tanto, desenvolve-se uma prática de letramento literário com foco na leitura de obras ficcionais que atendem as expectativas e experiências dos alunos-leitores de uma turma da EJA da cidade de Lagoa Seca-PB, pensando no ensino da leitura como uma forma de incentivo e orientação crítica para a adoção e desenvolvimento da linguagem na escola e na sociedade. Sendo assim, relata-se uma experiência de ação docente em sala de aula da EJA a partir de um o trabalho com a leitura e a literatura de folhetos de cordel, material linguístico-literário característico da região nordeste. Para tanto, fundamenta-se em Soares (1988; 2006; 2010), Kleiman (1995; 2004; 2005), Rangel (2005), entre outros, que abordam a importância do trabalho com a leitura numa perspectiva do letramento literário e como forma de despertar no aluno a prática de leitura social e não meramente escolar.
Descrição: Costa, P. R. T. da S. Letramento literário na educação de jovens e adultos: um relato de experiência mediada por folhetos de cordel no ensino fundamental. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3229
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pâmela Rafaela Teixeira da Silva Costa.pdfPâmela Rafaela Teixeira da Silva Costa2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.