Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32354
Título: Inclusão no ensino de física: um levantamento de produção de trabalhos relacionados a inclusão na UEPB
Autor(es): Galdino, Aline Conceição
Palavras-chave: ensino de física
ensino inclusivo
física
Data do documento: 14-Mar-2023
Resumo: No ambiente escolar, há diversidade de culturas, conhecimentos e pontos de vista pessoais que são compartilhados e, na educação inclusiva, espera-se que as escolas ofereçam suporte para atender alunos que precisam de assistência especial. No entanto, muitos ambientes escolares ainda são limitados em questões de inclusão, o que faz com que alguns estudantes se sintam restringidos a ingressar em cursos ou até mesmo consigam concluir o ensino básico. Diante desse contexto, torna-se evidente a necessidade de profissionais especializados e de escolas inclusivas que facilitem os processos de inclusão e mostrem os caminhos adequados a serem seguidos, para que os estudantes ingressem no ambiente educacional com a busca de conhecimento e conscientização de seus direitos. É importante destacar que as escolas públicas são as que mais sofrem na busca de meios que incluem pessoas que necessitam de um ensino especial. No entanto, essas escolas ainda carecem de melhorias para o ensino inclusivo, seja para alunos com necessidades visuais, auditivas, físicas, entre outras. Além disso, é necessário tornar os ambientes educacionais ainda mais acessíveis em um sentido geral. A pesquisa realizada é baseada em trabalhos acadêmicos encontrados na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que analisam as dificuldades que surgem no processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva e que refletem sobre o que o sistema educacional e sua metodologia de ensino têm feito em relação ao ensino acessível para todos. Para ampliar o conhecimento sobre a inclusão no ensino de Física e sua transformação no processo de ensino e aprendizagem, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa na área de ensino, que contemplou alunos do curso de Licenciatura em Física dos campi de Campina Grande e Patos. Essa pesquisa buscou compreender o que os alunos compreendem sobre a inclusão no ensino de Física, quais sugestões têm a oferecer e como isso pode contribuir para melhorar o ensino inclusivo na área. Além de contribuir com o aumento de trabalhos acadêmicos na área da Educação Inclusiva.
Descrição: GALDINO, Aline. Inclusão no ensino de física: um levantamento de produção de trabalhos relacionados a inclusão na UEPB. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna PB, 2023
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32354
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. ALINE GALDINO -.pdf329.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdf(1).pdf371.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.