Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32363
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Alisson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T13:11:21Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T13:11:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 371.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32363 | - |
dc.description | ALVES, Alisson da Silva. Avaliação no ensino da Matemática: Percepções de alunos do 9º ano do ensino fundamental. 39f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação é uma prática presente em diversos aspectos na vida cotidiana, sendo empregada não apenas em contextos educacionais, mas também em empresas, hospitais e até em avaliações informais como nas compras online. No ensino da Matemática, a avaliação desempenha um papel crucial para o desenvolvimento dos alunos e na evolução do seu conhecimento. Entretanto, no ambiente escolar as avaliações muitas vezes são reduzidas a apenas rótulos do desempenho dos alunos, perdendo sua utilidade após a aplicação das provas. Neste estudo exploramos como as avaliações nas escolas frequentemente se limitam a exames que não incentivam mudanças ou melhorias reais, servindo apenas para classificar os alunos. Realizamos um levantamento de dados de dados realizada através de questionários aplicados a alunos do 9º ano do ensino fundamental no qual buscamos estudar as percepções dos alunos sobre as práticas avaliativas ajudando a entender melhor como eles veem e vivenciam esse processo dentro da sala de aula. Esta abordagem difere dos estudos convencionais na área, pois estes tendem a focar apenas nos métodos que os professores utilizam para avaliar. Desse modo, foi possível analisar a percepção dos alunos sobre as avaliações de Matemática. Os resultados revelaram que, na visão dos alunos, as notas exercem uma influência predominante no ambiente escolar, frequentemente deixando o aprendizado em segundo plano. Esta constatação mostra a necessidade de repensar o papel das avaliações, buscando integrá-las de forma mais efetiva no processo educativo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Maria Betânia Soares da Silva Batista | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Escolar | pt_BR |
dc.title | Avaliação no ensino da Matemática: percepções de alunos do 9º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ALISSON DA SILVA ALVES.pdf | TCC - Alisson da Silva Alves | 5.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPÓSITO.pdf | Termo de Depósito | 443.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.