Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32363
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Alisson da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-17T13:11:21Z-
dc.date.available2024-07-17T13:11:21Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.other21. ed. CDD 371.27-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32363-
dc.descriptionALVES, Alisson da Silva. Avaliação no ensino da Matemática: Percepções de alunos do 9º ano do ensino fundamental. 39f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA avaliação é uma prática presente em diversos aspectos na vida cotidiana, sendo empregada não apenas em contextos educacionais, mas também em empresas, hospitais e até em avaliações informais como nas compras online. No ensino da Matemática, a avaliação desempenha um papel crucial para o desenvolvimento dos alunos e na evolução do seu conhecimento. Entretanto, no ambiente escolar as avaliações muitas vezes são reduzidas a apenas rótulos do desempenho dos alunos, perdendo sua utilidade após a aplicação das provas. Neste estudo exploramos como as avaliações nas escolas frequentemente se limitam a exames que não incentivam mudanças ou melhorias reais, servindo apenas para classificar os alunos. Realizamos um levantamento de dados de dados realizada através de questionários aplicados a alunos do 9º ano do ensino fundamental no qual buscamos estudar as percepções dos alunos sobre as práticas avaliativas ajudando a entender melhor como eles veem e vivenciam esse processo dentro da sala de aula. Esta abordagem difere dos estudos convencionais na área, pois estes tendem a focar apenas nos métodos que os professores utilizam para avaliar. Desse modo, foi possível analisar a percepção dos alunos sobre as avaliações de Matemática. Os resultados revelaram que, na visão dos alunos, as notas exercem uma influência predominante no ambiente escolar, frequentemente deixando o aprendizado em segundo plano. Esta constatação mostra a necessidade de repensar o papel das avaliações, buscando integrá-las de forma mais efetiva no processo educativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Ma. Maria Betânia Soares da Silva Batistapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectAvaliação Matemáticapt_BR
dc.subjectAvaliação Escolarpt_BR
dc.titleAvaliação no ensino da Matemática: percepções de alunos do 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ALISSON DA SILVA ALVES.pdfTCC - Alisson da Silva Alves5.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTermo de Depósito443.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.