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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32407
Título: | Detecção e avaliação de estresse em jogos digitais |
Autor(es): | Morato, Alyson Jonas Alves |
Palavras-chave: | Jogos digitais DASS-21 Monitoramento fisiológico Resposta ao estresse Interação homem x máquina |
Data do documento: | 27-Jun-2024 |
Resumo: | Este trabalho investiga o impacto emocional e fisiológico de diferentes estilos de jogos digitais (Valorant, Rocket League, Inside e Phasmophobia) nos jogadores. A pesquisa demonstrou que cada jogo evoca respostas emocionais distintas. Em Valorant, um jogo estratégico, não houve diferenças significativas na percepção de estresse pós-jogo, su- gerindo um ambiente controlado. Em contraste, Rocket League, com partidas rápidas e intensas, aumentou significativamente o estresse pós-jogo devido à competitividade. Inside, um jogo narrativo menos intenso, manteve a estabilidade emocional dos jogadores. Phasmophobia, um jogo de terror, teve o maior impacto no estresse pós-jogo, devido à imersão no horror. Além das percepções de estresse, o estudo analisou respostas fisio- lógicas, observando aumentos na frequência cardíaca em todos os jogos e variações na pressão arterial em Valorant.Por fim, analisamos o compartamento dos jogadores durante as sessões de Valorant, Rocket League, Inside e Phasmophobia, os jogadores exibem intensa concentração e envolvimento emocional, indicando um estado de fluxo. Esse envolvimento pode aumentar o estresse, especialmente em contextos competitivos ou de horror. Gestos corporais como "postura rígida"e "inquietação"refletem a resposta física ao estresse. Interações diretas, como "aumento da agressividade"e "redução no tempo de reação", mostram tentativas de controle e superação dos desafios. Comentários verbais revelam frustração e descrença, enquanto a moderação na agressividade sugere algum controle emocional. Esses comportamentos são influenciados pela busca de imersão e desafios equilibrados, conforme a teoria do fluxo, e pela motivação intrínseca de alcançar metas no jogo. Esses resultados são cruciais para o desenvolvimento de jogos adaptados emocionalmente e para promover experiências saudáveis e positivas para os jogadores. |
Descrição: | MORATO, Alyson Jonas Alves. Detecção e avaliação de estresse em jogos digitais. 2024. 98 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32407 |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
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