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dc.contributor.authorMorato, Alyson Jonas Alves-
dc.date.accessioned2024-07-19T18:44:10Z-
dc.date.available2024-07-19T18:44:10Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.other21. ed. CDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32407-
dc.descriptionMORATO, Alyson Jonas Alves. Detecção e avaliação de estresse em jogos digitais. 2024. 98 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga o impacto emocional e fisiológico de diferentes estilos de jogos digitais (Valorant, Rocket League, Inside e Phasmophobia) nos jogadores. A pesquisa demonstrou que cada jogo evoca respostas emocionais distintas. Em Valorant, um jogo estratégico, não houve diferenças significativas na percepção de estresse pós-jogo, su- gerindo um ambiente controlado. Em contraste, Rocket League, com partidas rápidas e intensas, aumentou significativamente o estresse pós-jogo devido à competitividade. Inside, um jogo narrativo menos intenso, manteve a estabilidade emocional dos jogadores. Phasmophobia, um jogo de terror, teve o maior impacto no estresse pós-jogo, devido à imersão no horror. Além das percepções de estresse, o estudo analisou respostas fisio- lógicas, observando aumentos na frequência cardíaca em todos os jogos e variações na pressão arterial em Valorant.Por fim, analisamos o compartamento dos jogadores durante as sessões de Valorant, Rocket League, Inside e Phasmophobia, os jogadores exibem intensa concentração e envolvimento emocional, indicando um estado de fluxo. Esse envolvimento pode aumentar o estresse, especialmente em contextos competitivos ou de horror. Gestos corporais como "postura rígida"e "inquietação"refletem a resposta física ao estresse. Interações diretas, como "aumento da agressividade"e "redução no tempo de reação", mostram tentativas de controle e superação dos desafios. Comentários verbais revelam frustração e descrença, enquanto a moderação na agressividade sugere algum controle emocional. Esses comportamentos são influenciados pela busca de imersão e desafios equilibrados, conforme a teoria do fluxo, e pela motivação intrínseca de alcançar metas no jogo. Esses resultados são cruciais para o desenvolvimento de jogos adaptados emocionalmente e para promover experiências saudáveis e positivas para os jogadores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Jucelio Soares dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectDASS-21pt_BR
dc.subjectMonitoramento fisiológicopt_BR
dc.subjectResposta ao estressept_BR
dc.subjectInteração homem x máquinapt_BR
dc.titleDetecção e avaliação de estresse em jogos digitaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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