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Título: Detecção e avaliação de estresse em jogos digitais
Autor(es): Morato, Alyson Jonas Alves
Palavras-chave: Jogos digitais
DASS-21
Monitoramento fisiológico
Resposta ao estresse
Interação homem x máquina
Data do documento: 27-Jun-2024
Resumo: Este trabalho investiga o impacto emocional e fisiológico de diferentes estilos de jogos digitais (Valorant, Rocket League, Inside e Phasmophobia) nos jogadores. A pesquisa demonstrou que cada jogo evoca respostas emocionais distintas. Em Valorant, um jogo estratégico, não houve diferenças significativas na percepção de estresse pós-jogo, su- gerindo um ambiente controlado. Em contraste, Rocket League, com partidas rápidas e intensas, aumentou significativamente o estresse pós-jogo devido à competitividade. Inside, um jogo narrativo menos intenso, manteve a estabilidade emocional dos jogadores. Phasmophobia, um jogo de terror, teve o maior impacto no estresse pós-jogo, devido à imersão no horror. Além das percepções de estresse, o estudo analisou respostas fisio- lógicas, observando aumentos na frequência cardíaca em todos os jogos e variações na pressão arterial em Valorant.Por fim, analisamos o compartamento dos jogadores durante as sessões de Valorant, Rocket League, Inside e Phasmophobia, os jogadores exibem intensa concentração e envolvimento emocional, indicando um estado de fluxo. Esse envolvimento pode aumentar o estresse, especialmente em contextos competitivos ou de horror. Gestos corporais como "postura rígida"e "inquietação"refletem a resposta física ao estresse. Interações diretas, como "aumento da agressividade"e "redução no tempo de reação", mostram tentativas de controle e superação dos desafios. Comentários verbais revelam frustração e descrença, enquanto a moderação na agressividade sugere algum controle emocional. Esses comportamentos são influenciados pela busca de imersão e desafios equilibrados, conforme a teoria do fluxo, e pela motivação intrínseca de alcançar metas no jogo. Esses resultados são cruciais para o desenvolvimento de jogos adaptados emocionalmente e para promover experiências saudáveis e positivas para os jogadores.
Descrição: MORATO, Alyson Jonas Alves. Detecção e avaliação de estresse em jogos digitais. 2024. 98 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32407
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