Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, Mikelle Deyse de-
dc.date.accessioned2024-07-23T13:55:44Z-
dc.date.available2024-07-23T13:55:44Z-
dc.date.issued2024-06-07-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32456-
dc.descriptionVASCONCELOS, M. D. O uso do material dourado nos anos iniciais: reflexões a partir das contribuições de Maria Montessori. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva refletir sobre a contribuição da mediação pedagógica do material dourado, de Maria Montessori, no ensino dos algoritmos da subtração e da adição com reagrupamento, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, diante da situação da não aprendizagem das quatros operações fundamentais. O interesse por esse estudo partiu de um quadro de observações no decorrer do Curso de Pedagogia, a partir da disciplina de Matemática ao qual vivenciamos a pandemia do COVID- 19 e não pudemos observar como poderíamos facilitar a aprendizagem e também nos mais diversos componentes curriculares já cursados, do debate sobre os desafios de ensinar e, consequentemente, da aprendizagem dos estudantes nas operações fundamentais, citadas anteriormente. Este trabalho encontra-se estruturado nas seguintes etapas: primeiramente, discute a importância das contribuições de Maria Montessori para o Ensino da Matemática; segundo, discorre a respeito do Material Dourado como recurso didático facilitador de conceitos matemáticos, enfatizando a importância da utilização de materiais didáticos adequados para promover uma aprendizagem significativa e duradoura, partindo da contribuição de Maria Montessori, a qual será comentada na parte seguinte. Os resultados da pesquisa, apontam para a valorização por parte do(a) professor(a) do uso do material dourado no processo de aprendizagem das crianças. As contribuições advindas deste estudo para o campo da formação docente reside no fato de tal material reunir possibilidades concretas para facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos fundamentais, como adição, subtração, multiplicação e divisão. No geral, conclui-se que o uso do material dourado é um recurso didático que pode ser ressignificado nas práticas educativas com as crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Rosely de Oliveira Macáriopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMaterial douradopt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectEnsino da matématicapt_BR
dc.subjectMétodo Montessoript_BR
dc.titleO uso do material dourado nos anos inicias: reflexões a partir das contribuições de Maria Montessoript_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo de autorização tcc Mikelle Deyse de Vasconcelos.pdfTermo de depósito300.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC- MIKELLE DEYSE DE VASCONCELOS (2).pdfPDF - Mikelle Deyse de Vasconcelos495.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.