Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32468
Título: As contribuições da translinguagem para a aquisição de inglês como segunda língua
Autor(es): Santos, Jéssica Thaynara Ferreira dos
Palavras-chave: Translinguagem
Língua inglesa
Metalinguística
Ensino de língua estrangeira
Data do documento: 17-Jun-2024
Resumo: Diante do contexto multicultural atual, resultado do fenômeno da globalização que trouxe como consequência a imigração, torna-se cada vez mais frequente o contato com diversas línguas, impactando as salas de aula, o que, por sua vez, ocorre em razão da possível diversidade linguística dos estudantes. Com isso, os professores precisam estar preparados para as possíveis situações que podem encontrar em sala de aula, estando cientes de abordagens que incorporam o uso do multilinguismo, como a Translinguagem, uma abordagem que tem como objetivo o uso de todo repertório linguístico do aprendiz, sem excluir o conhecimento prévio de língua materna (Cenoz; Gorter, 2021). Diante disso, este estudo bibliográfico de natureza qualitativa (Gil, 1999; Minayo, 2001) tem como objetivo geral descrever sobre as contribuições da abordagem de ensino Translinguagem para a aquisição de língua inglesa como segunda língua no contexto brasileiro de ensino/aprendizagem. E os seguintes objetivos específicos: (a) apresentar a teoria da aquisição da linguagem em segunda língua; (b) apresentar o conceito de Translinguagem, assim como diferenciá-lo do fenômeno Code-switching, e (c) descrever as contribuições da Translinguagem para a aquisição da língua Inglesa como segunda língua. Conforme as teorias discutidas neste trabalho, conclui-se que as principais contribuições da Translinguagem para aquisição de língua inglesa como segunda língua são o desenvolvimento das capacidades metalinguísticas dos estudantes, especificamente a consciência semântica e pragmática.
Descrição: SANTOS, J. T. F. As contribuições da translinguagem para a aquisição de inglês como segunda língua. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32468
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JÉSSICA THAYNARA FERREIRA DOS SANTOS .pdfPDF - Jéssica Thaynara Ferreira dos Santos1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito.pdfTermo de depósito381.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.