Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32470
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Melissa de Lira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-23T14:48:23Z | - |
dc.date.available | 2024-07-23T14:48:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32470 | - |
dc.description | SILVA, M. L. Literatura infantil e a sua contribuição para a formação de leitores com Transtorno do Espectro Autista. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta um estudo sobre o papel da literatura infantil para a formação de leitores com TEA (Transtorno do Espectro Autista) uma vez que é crescente a entrada de alunos neuroatípicos no espaço escolar. Diante disso, é preciso que haja estudos que discutam sobre as metodologias necessárias para que o processo de aprendizagem desses alunos ocorra de forma positiva. Logo, o trabalho tem como objetivo geral demonstrar como a literatura infantil pode ser um aliado no processo de formação de leitores com TEA, e como objetivos específicos, analisar o impacto do TEA na forma de aprendizado de crianças, explorar a relação entre a literatura e a formação de leitores em crianças com TEA, destacando os benefícios específicos dessa prática e, investigar como a literatura infantil pode ser um recurso lúdico. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão integrativa de literatura, que reuniram embasamentos teóricos dos autores Silva e Gaiato (2012), Nunes (2008), Soares (2007), Lajolo (2008) e Silva (1997), entre outros. Destarte, a análise dos artigos revelou a importância que a literatura infantil possui como prática didático-pedagógica para a formação dos leitores autistas, pois ela desenvolve nas crianças habilidades de leitura, interação social, atenção, imaginação e outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil e a sua contribuição para a formação de leitores com Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 286.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC MELISSA DE LIRA SILVA (2).pdf | PDF - Melissa de Lira Silva | 626.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.