Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Luis Fernando Nascimento-
dc.date.accessioned2024-07-25T12:53:52Z-
dc.date.available2024-07-25T12:53:52Z-
dc.date.issued2024-06-26-
dc.identifier.issnCDD 796.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32518-
dc.descriptionTAVARES, Luis Fernando Nascimento. Relato de experiência: O papel do professor de Educação Física na promoção de disciplina e do respeito mútuo entre os alunos durante os treinos de futsal infantil. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um relato de experiência sobre a aplicação de aulas de futsal para crianças de 3 a 7 anos, com foco no desenvolvimento motor, cognitivo e social. O objetivo principal foi observar os benefícios do futsal como uma atividade esportiva para o aprimoramento das habilidades sociais das crianças. A metodologia adotada envolveu um programa de aulas de futsal ministradas na escolinha Lechevas, em Campina Grande - PB, com turmas do fut baby (3 a 5 anos) e turma I (5 a 7 anos), realizado duas vezes por semana, com duração de 50 minutos por sessão. Durante as aulas, foram realizadas atividades específicas de futsal, incluindo aquecimento lúdico, práticas e partidas adaptadas. Além disso, foram incentivadas práticas de trabalho em equipe e respeito às regras do jogo. A análise da experiência evidencia que a educação física desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil, contribuindo para a saúde física e mental e promovendo habilidades socioemocionais. O papel do professor é fundamental, criando um ambiente seguro e inclusivo, e transmitindo valores de disciplina e respeito. Os benefícios do futsal vão além do desenvolvimento físico, fortalecendo a resiliência, a autoestima e a capacidade de cooperação das crianças. Portanto, integrar esportes coletivos como o futsal nas rotinas escolares é essencial para o desenvolvimento integral dos alunos. Os resultados obtidos deste estudo contribuem para o avanço do conhecimento na área da educação física infantil e servem de referência para outros profissionais e acadêmicos na busca por práticas educativas eficazes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.subjectHabilidades socioemocionaispt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.titleRelato de experiência: O papel do professor de Educação Física na promoção de disciplina e do respeito mútuo entre os alunos durante os treinos de futsal infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luis Fernando Nascimento Tavares.pdfTCC - Luis Fernando Nascimento Tavares610.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito .pdfTermo de Depósito421.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.