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dc.contributor.authorSouza, Márcia Michelle Alves-
dc.date.accessioned2024-07-29T12:45:51Z-
dc.date.available2024-07-29T12:45:51Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.identifier.otherCDD 301-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32543-
dc.descriptionSOUZA, M. M. A. Por uma proposta de ensino de sociologia: a pesquisa como instrumento pedagógico na mediação de aprendizagens na EEEFM Ademar Veloso da Silveira. 2024. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia é uma pesquisa de campo que resulta das vivências durante o Estágio Supervisionado III em Sociologia da UEPB-Universidade Estadual da Paraíba, realizado em 2023.02, com o propósito de compreender a dinâmica escolar e acompanhamento da prática da docência na EEEFM Ademar Veloso da Silveira. A escola funciona na modalidade de ensino regular e está localizada na Rua João Virgolino de Araújo, 1043, em Bodocongó, na cidade de Campina Grande-PB. Foi realizada uma pesquisa de campo com observação participante, com registro em diário de campo. A pesquisa busca contribuir para a compreensão do Ensino de Sociologia e a prática de cidadania no ambiente escolar, tendo como objetivo geral: compreender e analisar os processos de ensino e aprendizagem para a formação das juventudes a partir do Ensino de Sociologia numa escola regular, suas práticas, desafios e estratégias para a emancipação de jovens cidadãos a partir das experiências vivenciadas na escola. Durante a pesquisa foi possível atuar na construção de um Projeto de Intervenção Pedagógica sobre: Direitos Humanos e Cidadania: origem, construção e participação social; partindo de uma sequência didática formada por (oito) 8 encontros; o objetivo da intervenção foi promover a autonomia crítica, a partir dos contextos de cidadania ao logo da história, desde a sua origem até à contemporaneidade, articulados com o processo de criação dos Direitos Humanos e a realidade dos estudantes; outro aspecto da intervenção foi a análise da prática pedagógica no Estágio Supervisionado na formação das juventudes e os resultados do Novo Ensino Médio. Durante a intervenção foi possível inserir a pesquisa como metodologia de ensino, alinhando teoria e prática no processo de aprendizagem, com desenvolvimento de projeto de intervenção, elaboração de produtos pedagógicos e culturais juntamente com a prática da cidadania dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, nos permitiu compreender os limites e possibilidades de atuação, a partir da realidade do campo, e do processo de vinculação das diretrizes educacionais fornecidas pela Secretaria Estadual de Educação-SEE, que por sua vez responde aos mecanismos legais de educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Iolanda Barbosa da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titlePor uma proposta de ensino de sociologia: a pesquisa como instrumento pedagógico na mediação de aprendizagens na EEEFM Ademar Veloso da Silveirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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