Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Catarina Viana-
dc.date.accessioned2024-07-29T13:32:23Z-
dc.date.available2024-07-29T13:32:23Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32546-
dc.descriptionMOTA, C. V. A relevância do uso de diferentes metodologias no ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar, de forma crítico reflexiva, a relevância do uso de diferentes metodologias no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Para fundamentar teoricamente essa pesquisa, nos acostamos aos estudos de autores como: Libânio (2006), Freire (1996), Luckesi (1991) e Moran (2018), como também nos documentos oficiais, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 9394/96), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB, 2010) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, 1998). A metodologia deste trabalho insere-se numa abordagem qualitativa de teor observacional-participante, a qual descreve a natureza, a abordagem educacional, o campo, os sujeitos e a nossa experiência, tecendo reflexões sobre o trabalho realizado. Durante a regência, realizamos atividades, como: produção de cordéis baseados nas vivências dos alunos; exercícios de habilidades matemáticas utilizando bingo; e desenvolvimento de competências financeiras por meio de um mercado lúdico simulado. Como resultado, identificamos que certas variáveis metodológicas podem contribuir de forma positiva na atuação do professor e no desempenho dos alunos. Por fim, concluímos que o uso de diferentes metodologias ativas se mostrou benéfico no meio educacional, tendo em vista que as crianças demostraram um maior desenvolvimento na autonomia, na autoconfiança, na participação, na conversação e nas atividades em sala, bem como se mostram mais interessadas e motivadas durante a realização das atividades propostas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Gomes Germano Macielpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA relevância do uso de diferentes metodologias no ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-CATARINA VIANA MOTA.pdfPDF - Catarina Viana Mota1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO.DE.AUTORIZAÇÃO (1).pdfTermo de depósito82.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.