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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32546
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mota, Catarina Viana | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T13:32:23Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29T13:32:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32546 | - |
dc.description | MOTA, C. V. A relevância do uso de diferentes metodologias no ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo analisar, de forma crítico reflexiva, a relevância do uso de diferentes metodologias no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Para fundamentar teoricamente essa pesquisa, nos acostamos aos estudos de autores como: Libânio (2006), Freire (1996), Luckesi (1991) e Moran (2018), como também nos documentos oficiais, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 9394/96), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB, 2010) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, 1998). A metodologia deste trabalho insere-se numa abordagem qualitativa de teor observacional-participante, a qual descreve a natureza, a abordagem educacional, o campo, os sujeitos e a nossa experiência, tecendo reflexões sobre o trabalho realizado. Durante a regência, realizamos atividades, como: produção de cordéis baseados nas vivências dos alunos; exercícios de habilidades matemáticas utilizando bingo; e desenvolvimento de competências financeiras por meio de um mercado lúdico simulado. Como resultado, identificamos que certas variáveis metodológicas podem contribuir de forma positiva na atuação do professor e no desempenho dos alunos. Por fim, concluímos que o uso de diferentes metodologias ativas se mostrou benéfico no meio educacional, tendo em vista que as crianças demostraram um maior desenvolvimento na autonomia, na autoconfiança, na participação, na conversação e nas atividades em sala, bem como se mostram mais interessadas e motivadas durante a realização das atividades propostas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Gomes Germano Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A relevância do uso de diferentes metodologias no ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC-CATARINA VIANA MOTA.pdf | PDF - Catarina Viana Mota | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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