Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32565
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Mileny Aparecida da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T10:43:00Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T10:43:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32565 | - |
dc.description | SILVA, M. A. O papel dos jogos e brincadeiras na aprendizagem de crianças do 1° ano do ensino fundamental. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem como tema o papel dos jogos e brincadeiras no 1º ano do Ensino Fundamental. Discutimos a temática explicando o que são jogos e brincadeiras, destacando sua importância na sala de aula e apresentando as perspectivas e desafios no processo de alfabetização nos anos iniciais. O objetivo geral foi o de compreender o papel e a utilização de jogos e brincadeiras no contexto da alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos abordados no decorrer do trabalho são: analisar a relação entre jogos e brincadeiras e a aquisição de conhecimentos e habilidades no ambiente escolar; identificar jogos e brincadeiras que possam auxiliar no processo de alfabetização do 1º ano e analisar a interação dos alunos com jogos e brincadeiras no desenvolvimento de habilidades para a alfabetização. Utilizamos a metodologia qualitativa de pesquisa acompanhada por uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública do interior da Paraíba, complementada pela aplicação de uma sequência didática para analisar a prática em sala de aula em conjunto com a teoria. Utilizamos como referência teórica os trabalhos de Kishimoto (1988, 2000), Maluf (2007), Oliveira (2000), Vygotsky (1987), Wajskop (2005), Brougére (1988), entre outros. Portanto, a partir dos estudos analisados sobre a temática, concluímos que os jogos e brincadeiras são essenciais para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais, pois contribuem significativamente para a construção de conhecimentos necessários para essa etapa de ensino e auxiliam positivamente na aquisição de habilidades e no desenvolvimento social, físico e psíquico dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O papel dos jogos e brincadeiras na aprendizagem de crianças do 1° ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOC-20240715-WA0046..pdf | PDF - Mileny Aparecida da Silva | 5.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
DOC-20240713-WA0054. (3).pdf | Termo de depósito | 80.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.