Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCâmara, Maria Elizabete dos Santos-
dc.date.accessioned2024-07-30T10:47:00Z-
dc.date.available2024-07-30T10:47:00Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.issnCDD 372.652 1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32566-
dc.descriptionCÂMARA, M. E. S. “Speaking in english”: a experiência no Programa Residência Pedagógica - Pedagogia/UEPB. 2024. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho concentra um apurado de perspectivas que buscam demonstrar a importância da língua inglesa ser ofertada para o ensino da rede pública desde a Educação infantil. Essa idealização corrobora com os preceitos de que a melhora do desenvolvimento nesta língua estrangeira a nível nacional, seria melhor desenvolvido do que o padrão atual do ensino do idioma, que oferece apenas a partir do 6° ano do ensino fundamental na grande maioria das escolas. Frente a divergência hodierna, acaba sendo este fator um agravante nas desigualdades educacionais do país, ao passo que, na rede privada no que refere-se a essa modalidade de ensino, a língua inglesa serve como marketing de divulgação das escolas. O objetivo geral configurou-se em analisar a aquisição de saberes básicos na língua inglesa, com intuito de observar o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças da escola campo do Programa Residência Pedagógica, mediante a intervenção da residente. Foi adotada como metodologia de aplicação e análise, um levantamento bibliográfico que embasa a temática com contribuições pontuais e a pesquisa ação como pilar estruturante, indo desde a observação da licencianda até as reflexões acerca dos resultados obtidos. Estes mostraram-se além das expectativas iniciais, mesmo que tenha havido um não cumprimento de todo o planejamento pensado inicialmente. Foi possível ver a familiarização das crianças com os conteúdos no caminhar das aulas e dos assuntos ensinados e revisados, como também construiu-se ascendentemente a autonomia e propriedade na prática docente da residente, com embasamento teórico, prático e metodológico. Em análise geral, revelou-se necessário que o poder público atenda as perspectivas de em ensino do inglês atribuído a todas as escolas públicas, para que dessa forma se condicione a realidade desigual vigente, a atuar em favor de promover um alinhamento de oportunidades e uma melhora de vida linear para a população.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.title"Speaking in english": a experiência no Programa Residência Pedagógica - Pedagogia/UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de autorização .pdfTermo de depósito96.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - MARIA ELIZABETE DOS SANTOS CÂMARA.docx (1).pdfPDF - Maria Elizabete dos Santos Câmara3.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.