Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32566
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Câmara, Maria Elizabete dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T10:47:00Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T10:47:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.652 1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32566 | - |
dc.description | CÂMARA, M. E. S. “Speaking in english”: a experiência no Programa Residência Pedagógica - Pedagogia/UEPB. 2024. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho concentra um apurado de perspectivas que buscam demonstrar a importância da língua inglesa ser ofertada para o ensino da rede pública desde a Educação infantil. Essa idealização corrobora com os preceitos de que a melhora do desenvolvimento nesta língua estrangeira a nível nacional, seria melhor desenvolvido do que o padrão atual do ensino do idioma, que oferece apenas a partir do 6° ano do ensino fundamental na grande maioria das escolas. Frente a divergência hodierna, acaba sendo este fator um agravante nas desigualdades educacionais do país, ao passo que, na rede privada no que refere-se a essa modalidade de ensino, a língua inglesa serve como marketing de divulgação das escolas. O objetivo geral configurou-se em analisar a aquisição de saberes básicos na língua inglesa, com intuito de observar o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças da escola campo do Programa Residência Pedagógica, mediante a intervenção da residente. Foi adotada como metodologia de aplicação e análise, um levantamento bibliográfico que embasa a temática com contribuições pontuais e a pesquisa ação como pilar estruturante, indo desde a observação da licencianda até as reflexões acerca dos resultados obtidos. Estes mostraram-se além das expectativas iniciais, mesmo que tenha havido um não cumprimento de todo o planejamento pensado inicialmente. Foi possível ver a familiarização das crianças com os conteúdos no caminhar das aulas e dos assuntos ensinados e revisados, como também construiu-se ascendentemente a autonomia e propriedade na prática docente da residente, com embasamento teórico, prático e metodológico. Em análise geral, revelou-se necessário que o poder público atenda as perspectivas de em ensino do inglês atribuído a todas as escolas públicas, para que dessa forma se condicione a realidade desigual vigente, a atuar em favor de promover um alinhamento de oportunidades e uma melhora de vida linear para a população. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | "Speaking in english": a experiência no Programa Residência Pedagógica - Pedagogia/UEPB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de autorização .pdf | Termo de depósito | 96.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - MARIA ELIZABETE DOS SANTOS CÂMARA.docx (1).pdf | PDF - Maria Elizabete dos Santos Câmara | 3.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.