Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32569
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Antônio Lázaro Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T10:54:01Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T10:54:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32569 | - |
dc.description | SANTOS, A. L. S. Fazendo arte nos anos iniciais do ensino fundamental: um relato de experiência na residência pedagógica de pedagogia. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O referido trabalho de conclusão de curso (TCC), tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP), do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O programa foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Advogado Otávio Amorim, localizada na cidade de Campina Grande-PB, com os alunos do 1º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. O Programa Residência Pedagógica visa contribuir com a formação inicial dos docentes que preparam-se para trabalhar na educação básica, sendo de grande importância para que os futuros professores tenham um contato maior com o ambiente escolar e com as diversas realidades existentes em sala de aula, proporcionando subsídios para uma prática educativa consciente, valorizando o saber do aluno, e os conhecimentos que eles já possuem, contribuindo para o senso crítico do educando. A metodologia deste trabalho se pautou nas observações das interações com as crianças para a produção e execução de uma sequência didática (SD). Tais atividades foram desenvolvidas com o intuito de aplicar as aprendizagens do componente curricular de Arte, de forma interdisciplinar, dialogando com os demais componentes. Somam-se, ainda, as ações pedagógicas envolvendo emoções e sentimentos dos alunos participantes. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos voltados para o ensino de Arte por meio de Barbosa (2002, 2012 e 2021), Ujiie (2013), além de abordar o documento da BNCC (2018) e o PCN’s (1997) de Arte. Sobre a prática docente, foram utilizados os estudos de Freire (2005 e 2021). Esse trabalho contribuiu de maneira significativa para a compreensão a respeito do ensino de arte e sua importância para construção de um conhecimento interdisciplinar. Como resultado da pesquisa, foi possível observar que por meio da SD e atividades realizadas, as crianças tiveram um contato maior com arte, desenvolvendo estratégias por meio do conhecimento das emoções e sentimentos que contribuíram para o trabalho em equipe e para a convivência em sala de aula, além de desenvolver um olhar sensível e crítico a respeito dos conteúdos abordados em sala. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Fazendo arte nos anos iniciais do ensino fundamental: um relato de experiência na residência pedagógica de pedagogia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Antônio Lázaro Souza Santos.pdf | PDF - Antônio Lázaro Souza Santos | 13.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito - Lázaro.pdf | Termo de depósito | 173.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.