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dc.contributor.authorSantos, Juciele Maria Barbosa Dos-
dc.date.accessioned2024-08-18T00:00:17Z-
dc.date.available2024-08-18T00:00:17Z-
dc.date.issued2024-08-13-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32675-
dc.descriptionSANTOS, Juciele Maria Barbosa dos. Tecnologias assistivas: contributos para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes autistas. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental que afeta a comunicação, o comportamento social e a interação social das crianças. O processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com TEA pode ser desafiador devido às suas necessidades específicas e variadas. Este estudo tem como objetivo geral investigar os impactos das tecnologias assistivas digitais na promoção do aprendizado e na inclusão educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os objetivos específicos são: identificar diferentes tipos de tecnologias assistivas que podem ser utilizadas no ensino de crianças autistas; explorar os benefícios das tecnologias assistivas para a inclusão e desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes com TEA; identificar desafios e possíveis práticas associadas ao uso das tecnologias assistivas no ambiente escolar. A questão problema é: Quais são os impactos das tecnologias assistivas digitais na promoção do aprendizado e na inclusão educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)? Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, Exploratória e Bibliográfica. Os principais pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa estão ancorados em uma abordagem interdisciplinar que convergem para o entendimento do impacto das tecnologias assistivas no ensino de estudantes autistas, tais como: Schwartzman (2011), Gaiato e Teixeira (2018); Valente (2015); Carvalho (2016), dentre outros. Os resultados indicam que as Tecnologias Digitais Assistivas podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem de crianças com TEA, proporcionando um ambiente educacional mais inclusivo e acessível. Salienta-se que é essencial manter um equilíbrio saudável entre o uso da tecnologia e outras atividades fundamentais na vida da criança, como interações sociais presenciais, brincadeiras ao ar livre e momentos em família. A tecnologia deve ser vista como uma ferramenta complementar, e não como um substituto, para o desenvolvimento integral da criança.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Taíses Araújo da Silva Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectTecnologias digitais assistivaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação inclusiva.pt_BR
dc.titleTecnologias assistivas: contributos para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes autistaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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