Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorreão, Flavia Jecyely Holanda-
dc.date.accessioned2024-11-18T14:54:11Z-
dc.date.available2024-11-18T14:54:11Z-
dc.date.issued2023-11-20-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32871-
dc.descriptionTORREÃO, F. J. H. O livro didático de inglês da EJA e a gramática (des)contextualizada: uma análise crítica sobre as atividades propostas. 2023. 47 f .Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO livro didático é um material importante no processo de ensino e aprendizagem, sendo uma ferramenta útil tanto para os docentes quanto para os estudantes. Ele serve como um guia para o ensino, fornecendo informações, contextos e atividades que contribuem para o planejamento das aulas dos professores. Assim, o livro didático da Educação de Jovens e Adultos precisa ser inclusivo, contextualizado e evidenciar a vivência dos estudantes. Sobre a gramática, sabemos de sua importância no estudo de uma língua e se ela é ensinada de forma descontextualizada nos livros didáticos, compromete a aprendizagem dos alunos. A partir das minhas experiências obtidas nos componentes do Estágio Supervisionado II, foi observado que os livros didáticos necessitavam contextualizar a gramática. Com base nesta curiosidade de investigação, nossa pergunta de pesquisa foi: “Até que ponto o LD da EJA de língua inglesa de 2014 viabiliza o trabalho com gramática contextualizada?” Para responder a essa pergunta, o objetivo geral da pesquisa foi analisar se o LD da EJA de língua inglesa promove o ensino e a aprendizagem da gramática contextualizada, conforme indicado pelo PNLD de 2014. Para atingir esse objetivo, foram estabelecidos dois objetivos específicos: (i) discutir as questões teóricas sobre o ensino da gramática contextualizada; (ii) analisar a unidade 1 do LD de inglês da EJA de 2014 para identificar a existência ou não da proposta de trabalho com a gramática contextualizada e (iii) propor sugestões de questões de gramática contextualizada. Os procedimentos metodológicos incluíram uma revisão bibliográfica situada na área de Linguística Aplicada, com abordagem qualitativa. O livro analisado foi o EJA Moderna para o nono ano, publicado no ano de 2013.Para o aporte teórico, foram abordados tópicos como, conhecendo brevemente sobre a EJA, O PNLD e o Livro Didático da EJA e o conceito de Gramática Contextualizada, com base em autores como Fontela; Machado, o Parecer do CNE (2000), o PNLD EJA (2014), Jardim, Silva; Vilela (2016) e Antunes (2007;2014). Ao analisar as atividades propostas no livro didático, identificamos atividades de gramática descontextualizadas e propomos atividades gramaticais com base no contexto de cada capítulo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Telma Sueli Farias Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectGramática contextualizadapt_BR
dc.titleO livro didático de inglês da EJA e a gramática (des)contextualizada: uma análise crítica sobre as atividades propostaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termodedeposito.pdfTermo de depósito272.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - FLÁVIA JECYELY HOLANDA (1).pdfPDF - Flavia Jecyely Holanda Torreão1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.