Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33037
Título: | Ensino de língua portuguesa: perspectivas e contradições com o trabalho com o gênero textual redação |
Autor(es): | Diniz, Rita de Cássia Medeiros |
Palavras-chave: | Ensino de língua portuguesa Redação Gênero textual |
Data do documento: | 2-Dez-2024 |
Resumo: | Este trabalho intitulado O Ensino de Língua Portuguesa: perspectivas e contradições no trabalho com o gênero textual dissertativo-argumentativo tem como objetivo analisar a abordagem do gênero dissertativo-argumentativo nas aulas de redação e a produção textual de alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Jericó. De natureza quantitativa, o estudo foi conduzido por meio de observações de aulões de redação durante duas semanas e pela coleta de três produções textuais de cada aluno, proporcionando uma visão prática e contextualizada do ensino desse gênero. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Antunes (2003), Brandão e Leal (2007), Koch (2006), Marcuschi (2008), Geraldi (1997) e Travaglia (2009, 2018), que discutem as dificuldades no ensino de Língua Portuguesa, com foco nas questões de leitura, escrita e no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Os resultados revelaram desafios significativos nas produções textuais dos alunos, como a falta de coesão, coerência e clareza, além da escassez de conectivos e dificuldades de argumentação. Também foi observada a ausência de propostas de intervenção ou menção a órgãos responsáveis nas conclusões dos textos. Essas dificuldades destacam a necessidade de uma abordagem pedagógica mais integrada, que promova a prática de leitura e escrita, e utilize estratégias didáticas que incentivem o desenvolvimento do pensamento crítico e da habilidade argumentativa. O estudo sugere que é necessário aprimorar o ensino de redação para formar alunos mais competentes e críticos na produção escrita. |
Descrição: | DINIZ, R. C. M. Ensino de língua portuguesa: perspectivas e contradições com o trabalho com o gênero textual redação. 2024. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33037 |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rita de Cássia Medeiros Diniz | PDF - Rita de Cássia Medeiros Diniz | 1.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 95.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.