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dc.contributor.authorDiniz, Rita de Cássia Medeiros-
dc.date.accessioned2024-12-02T12:17:04Z-
dc.date.available2024-12-02T12:17:04Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33037-
dc.descriptionDINIZ, R. C. M. Ensino de língua portuguesa: perspectivas e contradições com o trabalho com o gênero textual redação. 2024. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho intitulado O Ensino de Língua Portuguesa: perspectivas e contradições no trabalho com o gênero textual dissertativo-argumentativo tem como objetivo analisar a abordagem do gênero dissertativo-argumentativo nas aulas de redação e a produção textual de alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Jericó. De natureza quantitativa, o estudo foi conduzido por meio de observações de aulões de redação durante duas semanas e pela coleta de três produções textuais de cada aluno, proporcionando uma visão prática e contextualizada do ensino desse gênero. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Antunes (2003), Brandão e Leal (2007), Koch (2006), Marcuschi (2008), Geraldi (1997) e Travaglia (2009, 2018), que discutem as dificuldades no ensino de Língua Portuguesa, com foco nas questões de leitura, escrita e no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Os resultados revelaram desafios significativos nas produções textuais dos alunos, como a falta de coesão, coerência e clareza, além da escassez de conectivos e dificuldades de argumentação. Também foi observada a ausência de propostas de intervenção ou menção a órgãos responsáveis nas conclusões dos textos. Essas dificuldades destacam a necessidade de uma abordagem pedagógica mais integrada, que promova a prática de leitura e escrita, e utilize estratégias didáticas que incentivem o desenvolvimento do pensamento crítico e da habilidade argumentativa. O estudo sugere que é necessário aprimorar o ensino de redação para formar alunos mais competentes e críticos na produção escrita.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa Me. Keila Lairiny Câmara Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.titleEnsino de língua portuguesa: perspectivas e contradições com o trabalho com o gênero textual redaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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