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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33244
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos Filho, João Batista dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T13:00:32Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T13:00:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.652 1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33244 | - |
dc.description | SANTOS FILHO, J. B. Uma análise do livro didático "Take action" a partir do ensino da competência oral em inglês. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se trata de uma investigação documental acerca de como a competência linguística speaking é ensinada em um livro didático de inglês. O objetivo geral desta pesquisa é investigar de que forma o speaking é/pode ser ensinado nas aulas de Língua Inglesa, tendo como base propostas de atividades do livro didático Take Action para o ensino médio. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e como procedimento foi adotado a análise documental de livros didáticos. Este trabalho é baseado nas reflexões de Bygate (1987) que fala sobre o medo dos alunos usarem competências orais em sala de aula, Celce-Murcia (2001) que traz ideias de como desenvolver a prática de speaking nos alunos, Perin (2005) que fala sobre o foco nos tópicos gramaticais, Harmer (2007) que aborda metodologias de ensino, Faraco (2017) que enfatiza o uso exagerado de gramática e a acomodação do professor, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC — 2017) sendo o documento que rege a educação básica brasileira e traz os conteúdos que cada série precisa cumprir. Ademais, as reflexões acerca de Materiais e Livros Didáticos estão baseados nos estudos de Grant (1987), Kramsh (1988) e Johns (1997); Orientações Gerais Para o Ensino Médio (OCEM — 1998), Bandeira (2009), Tomlinson (2012), Schram; Carvalho (2015) e por fim Silva e Souza (2024). A pesquisa mostra os desafios que professores e alunos encontram ao desenvolver essa competência, como, por exemplo, a desmotivação dos alunos, a timidez, no uso da fala, etc. Além disso, mostra como o livro didático Take Action (2021) aborda o speaking e propõe atividades complementares ao livro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof. Ma. Telma Sueli Farias Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Competência linguística speaking | pt_BR |
dc.title | Uma análise do livro didático "Take action" a partir do ensino da competência oral em inglês | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2384 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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tcc.final.pdf | PDF - João Batista dos Santos Filho | 855.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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