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dc.contributor.authorMelo, Raquel da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-16T15:15:05Z-
dc.date.available2024-12-16T15:15:05Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.otherCDD 372.652 1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33380-
dc.descriptionMELO, R. S. Posts antirracistas no instagram: o letramento racial crítico no contexto de ensino de língua inglesa na formação docente inicial. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO racismo, historicamente ligado ao período colonial e à escravidão, ainda é uma realidade bastante enraizada nas relações sociais e educacionais no Brasil. No entanto, é necessário que esse cenário seja mudado. Diante desse contexto, entende-se que a sala de aula tem um papel crucial na formação de cidadãos críticos e conscientes. Considerando que ainda existe uma lacuna significativa no que diz respeito a materiais didáticos que incorporem essa temática no ensino de inglês e no mundo contemporâneo, a utilização de plataformas digitais surge como uma possibilidade de ser um espaço para discussões e conscientização sobre o tema. Partindo dessa ideia, esta pesquisa tem como objetivo central investigar como as postagens do Instagram sobre racialidade podem servir como ferramenta para o trabalho docente no viés da educação antirracista, tendo como foco alunos do ensino médio através de uma proposição de Sequência Didática. Para alcançar esse objetivo, será analisado se uma proposta de Sequência Didática focada no Letramento Racial Crítico e Letramento Digital pode servir como um ponto de partida para reflexões e práticas pedagógicas antirracistas, promovendo não apenas o aprendizado do inglês, mas também de uma educação mais equitativa e consciente. No que se refere a abordagem deste estudo, tem cunho qualitativa (Creswell, 2016), inserida no paradigma interpretativista (Denzin e Lincoln, 2011), a natureza é aplicada (Gil, 2002), com objetivos de caráter descritivo e exploratório (Gil, 2002) e tem procedimentos fundamentados em pesquisa bibliográfica (Gil, 2002). Como embasamento teórico, foi discorrido sobre: (i) a Educação do Negro no Brasil (Almeida e Sanchez, 2016; Cavalleiro, 2001; Garcia, 2007); (ii) Letramento Racial Crítico (Ferreira, 2007, 2014; Ladson Billings, 1998; Souza Neto, 2021); (iii) Letramento Digital (Buzato, 2006; Cope, et al. 2020; Schons e Valentini, 2012); e, por fim, (iv) Sequência Didática (Cristovão, 2009; Dolz, et al., 2004; Strukosk, et al., 2017). O corpus da pesquisa consiste em atividades sugeridas para o uso do Instagram, com temas como racismo no ambiente escolar, racismo no esporte e opiniões sobre racismo, e o Gênero Textual central são postagens no Instagram. Os resultados sugerem que essa abordagem pode conscientizar os alunos e promover a participação ativa, combinando o aprendizado de inglês com o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre questões raciais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Telma Sueli Farias Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramento racial críticopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.titlePosts antirracistas no instagram: o letramento racial crítico no contexto de ensino de língua inglesa na formação docente inicialpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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