Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33385
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lemos, Leticia Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T15:29:12Z | - |
dc.date.available | 2024-12-16T15:29:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.652 1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33385 | - |
dc.description | LEMOS, L. T. Do planejamento à execução: a experiência de uma professora em formação em letras inglês no estágio supervisionado III. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo destaca a importância do Estágio Supervisionado na formação inicial dos professores de Letras Inglês, com foco no Estágio Supervisionado III do curso de Letras Inglês da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O estágio proporciona ao aluno um ambiente prático para aplicar conhecimentos adquiridos, envolvendo observação e regência em sala de aula e estimulando a reflexão sobre o planejamento pedagógico e a prática docente. Ao longo de uma formação acadêmica, o aluno desenvolve sua identidade profissional, avaliando as próprias ações e escolhas em sala de aula. Dessa forma, como objetivo geral, este estudo pretende examinar a aplicabilidade do planejamento dos planos de aula de uma professora em formação em Letras Inglês, com foco em sua reflexão, autoavaliação e construção da sua identidade profissional. Nesse sentido, para alcançar o objetivo geral, pretende-se: I) Descrever as experiências e a reflexão que fundamentam as escolhas dos segmentos nos planos de aula; II) Avaliar a execução e o retorno dos alunos em relação às atividades propostas; e III) Correlacionar as práticas com a construção de identidade profissional e autoavaliação da professora em formação inicial. Assim, para discutir práticas reflexivas, planejamento e a construção da identidade no contexto escolar, serão utilizadas principalmente as teorias de Kahveci (2021), Perrenoud (2002), Piletti (2004), Oliveira (2015) e Alvarez e Mazza (2011). Este trabalho utiliza uma metodologia de caráter qualitativo e descritivo, focada na busca por melhorias. Os resultados indicam que a reflexão e a avaliação na prática docente são fundamentais para o desenvolvimento pessoal de professores formados e em formação, promovendo tanto a percepção das tarefas quanto a construção da identidade docente. Além disso, o uso de temas do cotidiano favorece o engajamento dos alunos, enquanto a autoavaliação, a reflexão e a adaptação durante as aulas contribuem para um processo contínuo de aprimoramento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Jéssica Thaiany Silva Neves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Plano de aula | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.title | Do planejamento à execução: a experiência de uma professora em formação em letras inglês no estágio supervisionado III | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2384 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DO PLANEJAMENTO À EXECUÇÃO TCC LETICIA LEMOS.pdf | PDF - Leticia Tavares Lemos | 768.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.