Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, João Vitor Chaves da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-19T14:25:56Z | - |
dc.date.available | 2024-12-19T14:25:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 345 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33430 | - |
dc.description | SILVA, João Vitor Chaves da. A ausência do patrulhamento ostensivo da Polícia Ferroviária Federal e seus impactos na sociedade e na segurança pública brasileira. 2024. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo central tratar, por uma perspectiva histórica e jurídica, da ausência de regulamentação para o exercício das funções dos integrantes da Polícia Ferroviária Federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destinando-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais. A execução do Trabalho segue uma orientação fundamentada nos objetivos propostos e utiliza os métodos indutivo e observacional. Quanto aos fins, a pesquisa foi exploratória e quanto aos meios de investigação, bibliográfica. O Trabalho está estruturado em dois Capítulos, além da Introdução e das Considerações Conclusivas. O Primeiro Capítulo, intitulado “Conceitos Fundamentais” tem como objetivo, abordar, de forma breve, Estado, segurança pública, polícia e poder de polícia. No Segundo Capítulo, “Evolução das Estradas de Ferro no Brasil e o Contexto Histórico da Polícia Ferroviária Federal”, trata da evolução das ferrovias no Brasil; do contexto histórico da Polícia Ferroviária Federal e do Projeto de Emenda à Constituição, também denominado de “PEC da Segurança Pública”, de autoria do ministro da Justiça e Segurança Pública, Enrique Ricardo Lewandowski, apresentado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 31 de outubro de 2024. Nas Considerações Conclusivas, procura-se apresentar uma visão da situação atual das malhas ferroviárias; os impactos causados pela ausência de patrulhamento ostensivo nas ferrovias federais ao setor ferroviário, a segurança pública e a sociedade como um todo; a necessidade de regulamentação da Polícia Ferroviária Federal; além de apontar algumas sugestões no sentido de valorizar os profissionais da segurança pública, em especial, os policiais ferroviários federais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Aureci Gonzaga Farias. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estradas de ferro | pt_BR |
dc.subject | Polícia Ferroviária Federal | pt_BR |
dc.subject | Legislações | pt_BR |
dc.title | A ausência do patrulhamento ostensivo da Polícia Ferroviária Federal e seus impactos na sociedade e na segurança pública brasileira | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 22 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - João Vitor Chaves da Silva.pdf | TCC - João Vitor Chaves da Silva.pdf | 386.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito.pdf | 574.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.