Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33473
Título: Educação bilíngue: a aprendizagem da língua portuguesa na modalidade escrita pelo aluno surdo.
Autor(es): Cabral, Priscila Rosa Cândido
Palavras-chave: Educação bilíngue
Ensino e aprendizagem
Aprendizagem L2
Data do documento: 17-Dez-2024
Resumo: A pesquisa sobre a educação bilíngue dialoga acerca da proposta de aprendizagem da língua portuguesa como L2, na modalidade escrita pelo aluno surdo. A reflexão destaca a importância de metodologias e estratégias educacionais que valorizem as especificidades do sujeito. Para responder nosso questionamento, delimitamos como objetivo principal da pesquisa promover uma análise sobre o ensino da língua portuguesa na modalidade escrita para o aluno surdo utilizando a perspectiva bilíngue, considerando materiais didáticos e metodologias pedagógicas que respeitem as especificidades linguística e cultural. Definimos a partir dos objetivos específicos o caminho a ser percorrido mostrando a trajetória histórica da educação bilíngue para surdos, em seguida apresentando estratégias de aprendizagem da escrita da língua portuguesa e por fim, propomos uma reflexão sobre o processo de aprendizagem relacionada à segunda língua, a LP para surdos. A ideia central está nas práticas pedagógicas, que exploram a aprendizagem da escrita em português através de recursos visuais. A metodologia utilizada para o estudo deste artigo se baseou em uma revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos a partir de materiais já publicados, que nos oferecem um melhor embasamento. Priorizamos pela busca de artigos em periódicos nacionais em língua portuguesa, através do Google Acadêmico e portal do CAPES. O estudo foi realizado através dos descritores: pedagogia visual, estratégias de ensino de LP para surdos, verbo visualidade e ensino da língua portuguesa na modalidade escrita para surdos. A pesquisa apontou que a aprendizagem da segunda língua pelo aluno surdo precisa considerar os aspectos visuais, linguísticos e culturais.
Descrição: CABRAL, Priscila Rosa Cândido. Educação bilíngue: a aprendizagem da língua portuguesa na modalidade escrita pelo aluno surdo. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33473
Aparece nas coleções:III - EALOE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Priscila Rosa Cânsa Cândido CabralTCC - Priscila Rosa Cândido Cabral299.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito101.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.