Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33692
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Gabriela Silva Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:41:22Z | - |
dc.date.available | 2025-03-18T19:41:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33692 | - |
dc.description | LIMA, G. S. A. Surdos com TEA na educação básica da ECIAC em Campina Grande: práticas de professores em foco. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente estudo, discutimos sobre as especificidades de atendimento e construção de metodologias para o ensino e a inclusão do estudante surdo com o Transtorno do Espectro Autista – TEA - matriculados na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima – ECIAC – em Campina Grande, PB. A pesquisa tem como objetivo principal analisar as estratégias e práticas de ensino de professores da ECIAC com relação às suas metodologias voltadas para alunos surdos com TEA na Educação Básica. Na metodologia, utilizamos uma pesquisa qualitativa na qual podemos destacar Minayo (1994) e quantitativa com Gil (2008). Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com 21 questões objetivas. Participaram da pesquisa 7 professores. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes tem a formação em Atendimento Educacional Especializado (AEE), possui o curso de Educação Especial na perspectiva inclusiva, tem formação em Tradutor/Intérprete de Libras; todos dominam a Libras; e utilizam como estratégias pedagógicas conteúdos lúdicos e atividades que exploram o visual. Concluímos que no processo de ensinoaprendizagem para surdos com TEA, alunos e professores devem dominar a Libras e os professores precisam utilizar materiais pedagógicos que exploram o campo visual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista - TEA | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Surdos com TEA na educação básica da ECIAC em Campina Grande: práticas de professores em foco | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EEPEI - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 171.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC Gabriela Lima.pdf | PDF - Gabriela Silva Araújo Lima | 815.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.