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dc.contributor.authorAndrade, Érica Cardoso de-
dc.date.accessioned2025-03-25T18:43:23Z-
dc.date.available2025-03-25T18:43:23Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33704-
dc.descriptionANDRADE, E. C. Discentes com TEA e a tecnologia assistiva: percepções estudantis no IFPB de Catolé do Rocha-PB. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO estudo "Discentes com TEA e a Tecnologia Assistiva: Percepções Estudantis no IFPB de Catolé do Rocha" analisa as experiências de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no uso de tecnologias assistivas no ambiente educacional. Com o objetivo de compreender as percepções desses estudantes em relação ao uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) durante suas respectivas trajetórias acadêmicas no referido IFPB. Para que todos efetivamente contenham o direito de ter acesso a essa educação, é preciso que o processo inclusivo estabeleça a permissão a todos ao acesso à escola de forma igualitária. Como fundamentação teórica, destacamos o diálogo com os autores: Ferrari (2007); Costa e Lima, (2020). American Psychiatric Association (2013); Belisário Filho e Cunha (2010); Braccialli e Braccialli (2020). A metodologia utilizada partiu de uma pesquisa qualitativa, com a utilização de uma abordagem estruturada, conhecida como Survey of Technology Use (SOTU C-Br), desenvolvida por Braccialli e Braccialli, a partir da coleta de dados pelo questionário do formulário de Avaliação de Predisposição para Tecnologia Educacional – aluno, a pesquisa foi direcionada sobre as percepções dos discentes com as ferramentas de Tecnologia Assistiva ofertadas pelo IFPB. Os resultados indicaram que as tecnologias assistivas são consideradas essenciais para a inclusão, pois melhoram a comunicação, promovem a autonomia e facilitam o aprendizado. No entanto, os alunos também relataram desafios, como a falta de formação adequada para os educadores e a necessidade de suporte técnico. A pesquisa enfatiza a importância de um ambiente escolar que ofereça capacitação contínua aos docentes e adapte os recursos tecnológicos às necessidades específicas dos alunos com TEA, visando uma educação mais inclusiva e eficaz.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Christiano Cordeiro Soarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleDiscentes com TEA e a tecnologia assisitiva: percepções estudantis no IFPB de Catolé do Rocha-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EEPEI - Monografia

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