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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33704
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Andrade, Érica Cardoso de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-25T18:43:23Z | - |
dc.date.available | 2025-03-25T18:43:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33704 | - |
dc.description | ANDRADE, E. C. Discentes com TEA e a tecnologia assistiva: percepções estudantis no IFPB de Catolé do Rocha-PB. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo "Discentes com TEA e a Tecnologia Assistiva: Percepções Estudantis no IFPB de Catolé do Rocha" analisa as experiências de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no uso de tecnologias assistivas no ambiente educacional. Com o objetivo de compreender as percepções desses estudantes em relação ao uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) durante suas respectivas trajetórias acadêmicas no referido IFPB. Para que todos efetivamente contenham o direito de ter acesso a essa educação, é preciso que o processo inclusivo estabeleça a permissão a todos ao acesso à escola de forma igualitária. Como fundamentação teórica, destacamos o diálogo com os autores: Ferrari (2007); Costa e Lima, (2020). American Psychiatric Association (2013); Belisário Filho e Cunha (2010); Braccialli e Braccialli (2020). A metodologia utilizada partiu de uma pesquisa qualitativa, com a utilização de uma abordagem estruturada, conhecida como Survey of Technology Use (SOTU C-Br), desenvolvida por Braccialli e Braccialli, a partir da coleta de dados pelo questionário do formulário de Avaliação de Predisposição para Tecnologia Educacional – aluno, a pesquisa foi direcionada sobre as percepções dos discentes com as ferramentas de Tecnologia Assistiva ofertadas pelo IFPB. Os resultados indicaram que as tecnologias assistivas são consideradas essenciais para a inclusão, pois melhoram a comunicação, promovem a autonomia e facilitam o aprendizado. No entanto, os alunos também relataram desafios, como a falta de formação adequada para os educadores e a necessidade de suporte técnico. A pesquisa enfatiza a importância de um ambiente escolar que ofereça capacitação contínua aos docentes e adapte os recursos tecnológicos às necessidades específicas dos alunos com TEA, visando uma educação mais inclusiva e eficaz. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Christiano Cordeiro Soares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista - TEA | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Discentes com TEA e a tecnologia assisitiva: percepções estudantis no IFPB de Catolé do Rocha-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EEPEI - Monografia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISCENTES COM TEA E A TECNOLOGIA ASSISTIVA_Érica Andrade_formatado_23dez2024.pdf | PDF - Érica Cardoso de Andrade | 501.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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