Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33805
Título: Um breve passeio pelas equações diferenciais parciais
Autor(es): Nascimento, Maria Vitória de Barros
Palavras-chave: História da Matemática
Equações diferenciais parciais
Equação da onda
Data do documento: 19-Nov-2024
Resumo: Uma Equação Diferencial é uma equação cuja incógnita é uma função e a expressão apresentada envolve derivadas dessa função. Quando as derivadas que aparecem na expressão são relativas a mais de uma variável, tal equação é dita uma Equação Diferencial Parcial. Este trabalho introduz às Equações Diferenciais Parciais, inicialmente, por meio de uma apresentação dos fatos históricos que levaram à construção desta área, destacando, em particular, a contribuição das ideias desenvolvidas em cada período histórico e como estas foram, posteriormente, aperfeiçoadas e estendidas. Em seguida, apresentamos o tema através da abordagem matemática de conceitos e ideias iniciais dessa teoria, culminando com o estudo da Solução Geral da chamada Equação da Onda. Logo, a pesquisa realizada caracteriza-se como uma pesquisa de natureza bibliográfica, por buscar interpretar as bases teóricas e analisar as problemáticas levantadas e os resultados obtidos nas investigações de autores que abordam a temática.
Descrição: NASCIMENTO, Maria Vitória de Barros. Um breve passeio pelas equações diferenciais parciais. 2024. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33805
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Vitória de Barros Nascimento.pdfTCC - Maria Vitória de Barros Nascimento5.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito162.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.