Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Ana Lídia Araújo dos-
dc.date.accessioned2025-05-20T15:15:26Z-
dc.date.available2025-05-20T15:15:26Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33819-
dc.descriptionSANTOS, Ana Lídia Araújo dos. Desvendando frações através do Tangram: uma abordagem lúdica para um aprendizado eficaz. 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo responder à duas indagações: Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos em aprender frações? Que proposta didática poderá ser sugerida para contribuir na superação dessas dificuldades? A partir dessas perguntas, pensou- se na sugestão de uma proposta de aula utilizando o material didático manipulável Tangram, que pudesse tornar o ensino e a aprendizagem de frações algo com maior significado. Procurou-se conhecer um pouco da história de frações e como o seu conceito foi desenvolvido. Apresentou-se, pela literatura, as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos em aprender frações, bem como as dificuldades encontradas pelos professores no ensino. Também entendemos importante abordar um pouco sobre metodologia ativa e de como ela é indispensável no processo de ensino e aprendizagem construtivistas. Neste sentido, o Tangram foi escolhido como material manipulativo por ser um quebra-cabeça de fácil construção e pela sua contribuição na formalização do conceito de frações. Nesta sequência, buscou-se criar uma relação entre as peças do Tangram e o conceito de frações, equivalência e as quatro operações. Assim, espera-se que o uso do Tangram possa tornar a aprendizagem de frações mais criativa, divertida e eficaz, promovendo a interação dos alunos com o professor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Abigail Fregni Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTangrampt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
dc.titleDesvendando frações através do tangram: uma proposta de abordagem lúdica para uma aprendizagem eficazpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Lídia Araújo (2).pdfTCC - Ana Lídia Araújo (2).pdf959.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf164.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.