Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33819
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Ana Lídia Araújo dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T15:15:26Z | - |
dc.date.available | 2025-05-20T15:15:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33819 | - |
dc.description | SANTOS, Ana Lídia Araújo dos. Desvendando frações através do Tangram: uma abordagem lúdica para um aprendizado eficaz. 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo responder à duas indagações: Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos em aprender frações? Que proposta didática poderá ser sugerida para contribuir na superação dessas dificuldades? A partir dessas perguntas, pensou- se na sugestão de uma proposta de aula utilizando o material didático manipulável Tangram, que pudesse tornar o ensino e a aprendizagem de frações algo com maior significado. Procurou-se conhecer um pouco da história de frações e como o seu conceito foi desenvolvido. Apresentou-se, pela literatura, as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos em aprender frações, bem como as dificuldades encontradas pelos professores no ensino. Também entendemos importante abordar um pouco sobre metodologia ativa e de como ela é indispensável no processo de ensino e aprendizagem construtivistas. Neste sentido, o Tangram foi escolhido como material manipulativo por ser um quebra-cabeça de fácil construção e pela sua contribuição na formalização do conceito de frações. Nesta sequência, buscou-se criar uma relação entre as peças do Tangram e o conceito de frações, equivalência e as quatro operações. Assim, espera-se que o uso do Tangram possa tornar a aprendizagem de frações mais criativa, divertida e eficaz, promovendo a interação dos alunos com o professor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tangram | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Ativa | pt_BR |
dc.title | Desvendando frações através do tangram: uma proposta de abordagem lúdica para uma aprendizagem eficaz | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ana Lídia Araújo (2).pdf | TCC - Ana Lídia Araújo (2).pdf | 959.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito.pdf | 164.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.