Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/339
Título: Para uns o fim, para eles o começo: a atividade dos necrotomistas do NUMOL e as implicações físicas e psíquicas na sua saúde
Autor(es): Rego, Ariana Joice de Araújo
Palavras-chave: Psicologia do trabalho
Necrotomista
Saúde mental
Psicodinâmica
Data do documento: 1-Out-2012
Resumo: O presente labor tem por finalidade analisar a situação de trabalho dos necrotomistas do NUMOL, (Núcleo de Medicina e Odontologia Legal), na cidade de Campina Grande-PB, e as implicações físicas e psíquicas na sua saúde. Tendo em vista a demanda dos próprios trabalhadores dessa instituição e a escassez de estudo na área, construímos esta pesquisa. Tomamos como referencial teórico os contributos conceituais da ergonomia e da psicodinâmica do trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada em observações sistemáticas das situações de trabalho dos necrotomistas, e em entrevista coletivas semi-estruturadas. Foi analisada a situação de trabalho de oito necrotomistas em suas equipes de trabalho do NUMOL/CG. Os dados obtidos foram analisados seguindo a análise de conteúdo proposta de Bardin. De acordo com as análises das situações de trabalho dos necrotomistas, verificou-se que existem diversos fatores de riscos que podem trazer problemas para saúde dos trabalhadores: riscos biossanitários, químicos, acidentais e psíquicos. Também foram detectadas estratégias coletivas de defesa capazes de proteger psiquicamente os necrotomistas. Entretanto, como essas estratégias seguem uma linha mais defensiva, no sentido da negação e da minimização dos riscos, pode representar um problema, já que este tipo de estratégia pode atravancar a luta por transformações do trabalho. O que evita o aparecimento do adoecimento mental é que a organização do trabalho formatada por eles se caracteriza pela constituição de coletivo de trabalho e pela cooperação em quase todas as fases do exame cadavérico. O reconhecimento do trabalho, também detectado, funciona como um sustentador da saúde mental. O fato de saber que realizam um trabalho importante para a sociedade em geral e que cada profissional tem uma contribuição no processo fortalece o pertencimento a uma equipe de trabalho e a identidade enquanto pessoa e trabalhador. A confirmação do aparecimento do prazer no trabalho em algum momento da sua vida laboral demonstra que o sofrimento foi transformado.
Descrição: REGO, A. J. de A. Para uns o fim, para eles o começo: a atividade dos necrotomistas do NUMOL e as implicações físicas e psíquicas na sua saúde. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/339
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ariana Joice de Araújo Rego.pdfAriana Joice de Araújo Rego883.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.