Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33983
Título: | Práticas educativas de animações infantil e suas contribuições para o desenvolvimento emocional de crianças: uma análise dos filmes Divertida mente |
Autor(es): | Silva, Rayane Alfredo da |
Palavras-chave: | Práticas educativas Desenvolvimento emocional Animações |
Data do documento: | 5-Jun-2025 |
Resumo: | Ao longo desses últimos anos, tornou-se mais frequente a produção de filmes de animações que apresentam um componente emocional, podendo impactar diretamente no desenvolvimento de crianças. Frente a isso, construímos como pergunta de pesquisa: como se desenvolvem as práticas educativas em animações infantis e quais são suas contribuições para o desenvolvimento emocional de crianças? Dessa forma, o estudo possui como objetivo geral analisar como se desenvolvem as práticas educativas de animações infantis e suas contribuições para o desenvolvimento emocional de crianças. A partir desse objetivo, tem-se como objetivos específicos analisar as características da prática educativa das animações infantis e identificar as contribuições das animações infantis para o desenvolvimento emocional de crianças. Para atender a esses objetivos, essa pesquisa se vincula às perspectivas teóricas de autores como Melo (2014), Franco (2012), Freire (1996), e Zabala (2008), para refletir sobre o sentido de prática educativa; autores como Silva (2021), Almeida (2017, Mascarello (2006), para compreender a linguagem cinematográfica; e autores como Horta e Soares (2006), Souza, Mendes e Kapple (2004) para entender como se constitui o desenvolvimento emocional de crianças. Enquanto percurso metodológico, esta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa documental dos filmes Divertidamente 1 e 2. Para analisar os dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin 2004), no qual identificou-se que os filmes evidenciam elementos narrativos que se articulam com aspectos educativos, revelando valores, ensinamentos e estratégias formativas implícitas em seu conteúdo. Além disso, os filmes contribuem para o desenvolvimento da personalidade, favorecendo o equilíbrio emocional, bem como apresenta discursos para o fortalecimento da resiliência, da empatia, do controle da ansiedade e da reorganização das emoções. |
Descrição: | SILVA, Rayane Alfredo da. Práticas educativas de animações infantil e suas contribuições para o desenvolvimento emocional de crianças: uma análise dos filmes Divertida mente. 2025. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33983 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Rayane Alfredo da Silva | TCC - Rayane Alfredo da Silva | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 1.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.