Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33983
Título: Práticas educativas de animações infantil e suas contribuições para o desenvolvimento emocional de crianças: uma análise dos filmes Divertida mente
Autor(es): Silva, Rayane Alfredo da
Palavras-chave: Práticas educativas
Desenvolvimento emocional
Animações
Data do documento: 5-Jun-2025
Resumo: Ao longo desses últimos anos, tornou-se mais frequente a produção de filmes de  animações que apresentam um componente emocional, podendo impactar diretamente no desenvolvimento de crianças. Frente a isso, construímos como pergunta de pesquisa: como se desenvolvem as práticas educativas em animações infantis e quais são suas contribuições para o desenvolvimento emocional de crianças? Dessa forma, o estudo possui como objetivo geral analisar como se desenvolvem as práticas educativas de animações infantis e suas contribuições para o desenvolvimento emocional de crianças. A partir desse objetivo, tem-se como objetivos específicos analisar as características da prática educativa das animações infantis e identificar as contribuições das animações infantis para o desenvolvimento emocional de crianças. Para atender a esses objetivos, essa pesquisa se vincula às perspectivas teóricas de autores como Melo (2014), Franco (2012), Freire (1996), e Zabala (2008), para refletir sobre o sentido de prática educativa; autores como Silva (2021), Almeida (2017, Mascarello (2006), para compreender a linguagem cinematográfica; e autores como Horta e Soares (2006), Souza, Mendes e Kapple (2004) para entender como se constitui o desenvolvimento emocional de crianças. Enquanto percurso metodológico, esta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa documental dos filmes Divertidamente 1 e 2. Para analisar os dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin 2004), no qual identificou-se que os filmes evidenciam elementos narrativos que se articulam com aspectos educativos, revelando valores, ensinamentos e estratégias formativas implícitas em seu conteúdo. Além disso, os filmes contribuem para o desenvolvimento da personalidade, favorecendo o equilíbrio emocional, bem como apresenta discursos para o fortalecimento da resiliência, da empatia, do controle da ansiedade e da reorganização das emoções.
Descrição: SILVA, Rayane Alfredo da. Práticas educativas de animações infantil e suas contribuições para o desenvolvimento emocional de crianças: uma análise dos filmes Divertida mente. 2025. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33983
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rayane Alfredo da SilvaTCC - Rayane Alfredo da Silva1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.