Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34075
Título: A escola e o chão que se pisa: a importância do ensino de história local na construção curricular
Autor(es): Oliveira, Natasha Tawanne de
Palavras-chave: Ensino de história
História local
Currículo
Data do documento: 4-Jun-2025
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de refletir acerca da importância do ensino de História local no ciclo da educação básica tomando como referência uma escola do município de Serra de São Bento/RN a partir da experiência do estágio supervisionado. Com a metáfora do “chão que se pisa”, a pesquisa debate acerca do currículo e o desafio de inserir na prática escolar a história do território em que os discentes, de fato, residem. Para tanto, foi realizado uma breve revisão bibliográfica, documental e relato de experiência de estágio, que foi voltado para uma proposta pedagógica a respeito da presença indígena no território estadual. Discute-se as contribuições dessa prática para o ensino crítico, assim como os desafios, como, por exemplo, a falta de material didático.
Descrição: OLIVEIRA, Natasha Tawanne de. A escola e o chão que se pisa: a importância do ensino de história local na construção curricular. 2025. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34075
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Natasha Tawanne de OliveiraTCC - Natasha Tawanne de Oliveira315.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito179.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.