Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34075
Título: | A escola e o chão que se pisa: a importância do ensino de história local na construção curricular |
Autor(es): | Oliveira, Natasha Tawanne de |
Palavras-chave: | Ensino de história História local Currículo |
Data do documento: | 4-Jun-2025 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de refletir acerca da importância do ensino de História local no ciclo da educação básica tomando como referência uma escola do município de Serra de São Bento/RN a partir da experiência do estágio supervisionado. Com a metáfora do “chão que se pisa”, a pesquisa debate acerca do currículo e o desafio de inserir na prática escolar a história do território em que os discentes, de fato, residem. Para tanto, foi realizado uma breve revisão bibliográfica, documental e relato de experiência de estágio, que foi voltado para uma proposta pedagógica a respeito da presença indígena no território estadual. Discute-se as contribuições dessa prática para o ensino crítico, assim como os desafios, como, por exemplo, a falta de material didático. |
Descrição: | OLIVEIRA, Natasha Tawanne de. A escola e o chão que se pisa: a importância do ensino de história local na construção curricular. 2025. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34075 |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Natasha Tawanne de Oliveira | TCC - Natasha Tawanne de Oliveira | 315.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 179.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.