Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34077
Título: | Professores de química no ensino fundamental: os desafios de ensinar ciências |
Autor(es): | Silva, Rogiane Suellen de Souza |
Palavras-chave: | Formação inicial Ensino de ciências Licenciatura em química |
Data do documento: | 6-Jun-2025 |
Resumo: | Em atenção a necessidade de refletir acerca da presença de professores de Química em salas de aula de Ciências no Ensino Fundamental, propomos esse estudo objetivando analisar os impactos da formação inicial de licenciados e licenciandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba na atuação docente no Ensino Fundamental. Para a produção de dados, desenvolvemos um questionário composto por 14 questões, sendo 10 questões subjetivas e 4 objetivas. Responderam a este questionário 36 professores e licenciandos em Química que obtiveram ou obtém sua formação inicial na Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, bem como atuaram ou atuam em salas de aula de Ciências no Ensino Fundamental. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados alcançados evidenciaram que entre os desafios vivenciados por estes profissionais no Ensino Fundamental está a falta de domínio em conteúdos didáticos ligados as Ciências Biológicas, adaptação as mudanças trazidas pela Base Nacional e dificuldades na infraestrutura e na gestão escolar. Ademais, foi possível reconhecer entre os participantes um desejo de que os cursos de formação de professores de Química incluam em suas grades curriculares disciplinas de Biologia básica, além de discussões acerca da interdisciplinaridade. Concluímos que os desafios observados exigem mudanças não apenas na formação inicial e continuada de professores de Química, como também resolução das problemáticas relativas à infraestrutura escolar e esclarecimentos quanto às diretrizes curriculares em vigor. |
Descrição: | SILVA, Rogiane Suellen de Souza. Professores de Química no Ensino Fundamental: os desafios de ensinar ciências. 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34077 |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Rogiane Suellen de Sousa Silva.pdf | TCC - Rogiane Suellen de Sousa Silva | 507.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 1.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.