Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34079
Título: | A inserção da ginástica de conscientização corporal para alunos da EJA: relato de experiência |
Autor(es): | Barcelos, Sabrina Ferreira de |
Palavras-chave: | Ginastica de concretização corporal Educação de Jovens e Adultos Educação Física |
Data do documento: | 20-Mai-2025 |
Resumo: | A ginástica de conscientização corporal (GCC) é uma cultura de movimento que pretende incentivar a consciência e controle dos movimentos corporais sendo realizadas por sequencias de movimentos leves e suaves. A GCC também é caracterizada pelos seus benefícios para o corpo e mente, podemos destacar melhorias na postura, flexibilidade e equilíbrio além sua contribuição para redução do estresse, ansiedade e melhora na concentração. A educação física está inserida na BNCC na área das linguagens pois sua prática é uma forma de comunicação, expressão e de interação por meio dos movimentos corporais. Dessa forma, as ginasticas estão caracterizadas como práticas corporais de movimentos e dentro dessa prática a suas classificações: ginástica geral; ginásticas de condicionamento físico; e ginásticas de conscientização corporal. Sendo a GCC a modalidade a ser trabalhada nesse estudo, a BNCC norteia que a prática deva ser trabalhada em todas as modalidades de ensino, respeitando suas especificidades e se adequando conforme as mesmas. A modalidade de ensino vista nesse estudo será a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que é a inclusão de indivíduos com 15 anos completos ou mais, que não tiveram acesso ou não concluíram o Ensino Fundamental ou o Médio, retomem e finalizem seus estudos. Sendo, 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. Como o documento educacional norteia a prática das ginasticas como conteúdo previsto para ensino. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência vivênciada nas aulas de educação física na EEEFM Reitor Edvaldo do O localizada no bairro de Bodocongó na cidade de Campina Grande. Com o objetivo de trabalhar a inserção da ginástica de conscientização corporal com os alunos da modalidade do EJA como também os desafios encontrados durante a experiência. |
Descrição: | BARCELOS, Sabrina Ferreira de. A inserção da ginástica de conscientização corporal para alunos da EJA: relato de experiência. 2025. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34079 |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Sabrina Ferreira de Barcelos.pdf | TCC - Sabrina Ferreira de Barcelos | 961.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 418.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.