Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34088
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Tailson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T14:03:34Z | - |
dc.date.available | 2025-06-26T14:03:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-22 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 520 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34088 | - |
dc.description | RIBEIRO, Tailson da Silva. Utilização do Gaia Sky na simulação de eclipse: um estudo de caso com alunos da Escola Estadual E.C.I.E.M. Agenor Mendes Pedrosa. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O interesse humano pelo céu remonta à antiguidade, levando a astronomia a ser considerada uma das ciências mais antigas. No entanto, seu ensino ainda enfrenta desafios em sala de aula, especialmente quanto à falta de engajamento dos alunos e à permanência de metodologias tradicionais, pouco eficazes frente à atual geração imersa em tecnologia. Isso se alicerça na perspectiva freiriana, que valoriza a participação ativa, crítica e engajada dos educandos, distanciando-se da mera transmissão de conteúdo. Diante disso, esta pesquisa apresenta um estudo de caso realizado na Escola Estadual E.C.I.E.M. Agenor Mendes Pedrosa, localizada no município de Aguiar-PB, com 24 alunos do 3º ano do Ensino Médio. O objetivo foi avaliar a eficácia do simulador Gaia Sky como recurso didático, a partir da simulação do eclipse anelar total de 2023. Os dados coletados, de natureza qualitativa, indicaram que o simulador contribui significativamente para a aprendizagem, atuando como ferramenta motivadora e facilitadora, ao proporcionar maior proximidade com os conteúdos astronômicos. Os estudantes descreveram a experiência como “prática”, “dinâmica” e muitos destacaram sua capacidade de oferecer uma “real dimensão do universo”. Os resultados demonstraram o potencial do uso de tecnologias como o Gaia Sky para renovar práticas pedagógicas e despertar maior interesse dos educandos pela astronomia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Cesar Fonseca da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Astronomia | pt_BR |
dc.subject | Simulador Gaia Sky | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta didática | pt_BR |
dc.title | Utilização do gaia sky na simulação de eclipse: um estudo de caso com alunos da escola estadual e.c.i.e.m. agenor mendes pedrosa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
termo_de_deposito_assinado_assinado.pdf | Termo de Depósito | 213.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCC - Tailson da Silva Ribeiro.pdf | TCC - Tailson da Silva Ribeiro | 4.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.