Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Nicoly de Azevedo-
dc.date.accessioned2025-06-30T13:18:13Z-
dc.date.available2025-06-30T13:18:13Z-
dc.date.issued2025-06-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34119-
dc.descriptionCOSTA, Nicoly de Azevedo. A formação de professores de língua portuguesa para a educação inclusiva: desafios e possibilidades. 2025. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades que envolvem a formação de professores de Língua Portuguesa no contexto da Educação Inclusiva. A pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada no município de Passa e Fica, no Rio Grande do Norte, e adotou uma abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica. Na discussão teórica foram utilizados referenciais teóricos como: Freire (2005), Jesus (2006), Figueira (2017), entre outros, além da Constituição Federal de 1988, que assegura o direito à educação para todos. O estudo destacou que, apesar dos avanços nas políticas públicas voltadas à inclusão, ainda existem lacunas significativas na formação docente, especificamente no que se refere à adaptação de práticas pedagógicas e recursos didáticos voltados à diversidade. Para coleta de dados foi utilizado questionário com autorização da gestão escolar, contribuindo para a compreensão das percepções dos professores sobre suas práticas. Os resultados apontam que o papel do docente na Educação Inclusiva vai além da transmissão de conteúdos, exigindo sensibilidade, empatia e preparo para acolher todos os discentes, inclusive aqueles com deficiência. Conclui-se que é essencial investir em formação continuada e no desenvolvimento de metodologias inclusivas que promovam a participação e o protagonismo dos alunos, assegurando uma educação com equidade e qualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Débora Regina Fernandes Benicio.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.titleA formação de professores de língua portuguesa para a educação inclusiva: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Nicoly de Azevedo CostaTCC - Nicoly de Azevedo Costa411.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito933.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.