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dc.contributor.authorMedeiros, Lucas Nunes-
dc.date.accessioned2025-06-30T19:11:57Z-
dc.date.available2025-06-30T19:11:57Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.otherCDD 616.898 2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34130-
dc.descriptionMEDEIROS, Lucas Nunes. Perspectivas sobre a sexualidade de pessoas no espectro autista. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Este trabalho teve como objetivo identificar a vivência da sexualidade de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de ambos os sexos e diferentes faixas etárias. Metodologia: Para tal, realizou-se uma revisão integrativa da literatura dos últimos cinco anos. A questão norteadora foi construída com base na estratégia PICo, na qual "P" refere-se a pessoas com TEA de ambos os sexos e diferentes faixas etárias, incluindo seus familiares, “I” refere-se à vivência da sexualidade, intervenções na educação sexual, percepções e experiências. “Co” refere-se a investigações científicas. A estratégia de busca baseou-se na utilização dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MeSH): “Transtorno do Espectro Autista”, “Sexualidade”, “Educação Sexual”, “Autism Spectrum Disorder”, “Sexuality” e “Sex Education”, combinados utilizando o operador booleano AND. As bases de dados utilizadas foram: Biblioteca Virtual em Saúde, PsycINFO, PubMed e ScienceDirect. Como critérios de inclusão, estiveram artigos em português, inglês e espanhol, publicados nos últimos 5 anos, abrangendo uma variedade de abordagens metodológicas artigos pagos disponíveis através da plataforma de periódicos CAPES e que abordassem a sexualidade de pessoas com TEA. Como critérios de exclusão: artigos duplicados, artigos pagos indisponíveis via periódicos CAPES, protocolos de estudo, artigos de opinião, revisões da literatura e aqueles que não correspondem aos objetivos desta pesquisa. A análise de dados foi realizada a partir de leitura exploratória, identificação de temas recorrentes, análise temática seletiva, leitura analítica, interpretação e discussão. A busca foi realizada abril de 2024, resultando em 12 artigos. Resultados e Discussão: A vivência da sexualidade no TEA se mostrou marcada por dificuldades associadas à educação deficitária, práticas sexuais inadequadas e de risco que podem comprometer a saúde e integridade física, o desenvolvimento insuficiente de medidas educativas realizadas por educadores foi encontrado, a vivência dos pais é marcada por baixa eficácia no desenvolvimento de práticas educativas além de sofrimento psíquico relacionado a temores em relação ao futuro dos filhos. Considerações Finais: torna-se evidente a necessidade de construção de instrumentos educativos eficientes na educação de pessoas com TEA, de modo a prevenir complicações afetivo-sexuais. Medidas educativas para profissionais de saúde mostraram-se necessárias em face à crescente diagnóstica e lacunas educativas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Inacia Sátiro Xavier de Françapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.titlePerspectivas sobre a sexualidade de pessoas no espectro autistapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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