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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Medeiros, Matheus Nóbrega de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-01T01:01:19Z | - |
dc.date.available | 2025-07-01T01:01:19Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-04 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 510.71 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34141 | - |
dc.description | MEDEIROS, Matheus Nóbrega de. Livros Didáticos de Matemática e a Metodologia de Exploração-Proposição-Resolução de Problemas: uma Análise Crítica. 2025. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Mesmo com o avanço no ramo educacional, o livro didático ainda ocupa papel central no ensino de Matemática na Educação Básica, de modo que sua estrutura e os tipos de atividades que propõe influenciam diretamente a qualidade da formação matemática dos estudantes. Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma os problemas dos livros didáticos se aproximam da Exploração-Proposição e Resolução de Problemas. O levantamento de dados consistiu na análise de quatro coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Os resultados evidenciaram que, embora todas as coleções façam referência à Resolução de Problemas, os enunciados apresentados concentram-se, em grande parte, em questões extraídas de vestibulares ou concursos, pouco dialogando com o contexto sociocultural dos estudantes. Observou-se, ainda, uma escassez de situações que promovam a Exploração ou a Proposição de Problemas. Apesar disso, no entanto, algumas coleções apresentaram esforços pontuais no sentido de diversificar os tipos de problemas e propor atividades mais investigativas do que outras, resultando numa aproximação pontual à metodologia de Exploração-Proposição-Resolução de Problemas. Conclui-se que, embora haja avanços pontuais, os livros didáticos analisados ainda necessitam de maior aprofundamento na proposição de situações que estimulem a investigação matemática e a construção e aprofundamento do conhecimento matemático. Tais lacunas reforçam a necessidade de repensar a elaboração de materiais didáticos que valorizem o contexto do aluno e que utilizem problemas que sejam de fato ricos a nível educacional, ou seja, a Exploração- Proposição e Resolução de Problemas, usada como base o desenvolvimento desses materiais didáticos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Fabíola da Cruz Martins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Coerência Didática | pt_BR |
dc.subject | Problemas matemáticos | pt_BR |
dc.title | LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E A METODOLOGIA DE EXPLORAÇÃO-PROPOSIÇÃO-RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Termo_de_Autorizacao_assinado_assinado.pdf | Termo de Depósito | 211.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCC - MEDEIROS, Matheus, 2025..pdf | TCC - Matheus Nóbrega de Medeiros | 2.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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