Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3430
Título: O Yom Kippur no templo do corpo: uma abordagem sobre a historicidade e juricidade da idade de consentimento
Autor(es): Mello, Pompeu Bezerra de
Palavras-chave: Idade de consentimento
Legislação
Religião
Data do documento: 15-Abr-2014
Resumo: O presente trabalho vem abordar o tema idade de consentimento. Localizado na seara do direito penal, e mais precisamente no capítulo do código penal que trata dos crimes contra a liberdade sexual, tem ressonância jurisprudencial e doutrinária no campo do direito. A abordagem, neste trabalho traz um enfoque multidisciplinar , promovendo a análise jurídica e histórica da construção da idade de consentimento nos textos jurídicos. A arqueologia que leva a análise da construção do limite legal para a pratica de atos sexuais busca na legislação nacional e em outras fontes como o debate doutrinário, referencias históricas e até mesmo debates filosóficos. Apresenta a ideia de consentimento como um ponto flexível, questionando a noção de vulnerabilidade absoluta. A abordagem histórica demonstra que o direito não é algo imutável e que as razões pelas quais os limites legais estão postos nem sempre coincidem como o racional. O argumento fisiológico é apresentado. A presença de elementos religiosos na legislação de um estado laico corroboram com a necessidade de análise histórica da legislação para compreendermos o limite legal para a idade de consentimento. O direito comparado, em uma breve referencia demonstra que há limites de idade distintos para países distintos.
Descrição: MELLO, P. B. de. O Yom Kippur no templo do corpo: uma abordagem sobre a historicidade e juricidade da idade de consentimento. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3430
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pompeu Bezerra de Mello.pdfPompeu Bezerra de Mello1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.