Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34345
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gama, Eduardo Gomes de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-22T14:34:12Z | - |
dc.date.available | 2025-07-22T14:34:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 307.14 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34345 | - |
dc.description | GAMA, Eduardo Gonçalves de Almeida. Habilidades sociais, competência acadêmica e compreensão emocional: análise de uma intervenção com alunos do ensino fundamental anos iniciais. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante das várias faces do desenvolvimento infantil, nota-se que as habilidades socioemocionais se destacam por serem fatores que influenciam a vida do indivíduo, ora de forma a promover o bem-estar subjetivo, ora por beneficiar a forma como se comporta em sociedade, além de como percebe e desenvolve as próprias relações sociais. Nas crianças, foi constatada uma relação entre o nível de Habilidades Sociais Competência Acadêmica e Problemas de Comportamento. Ademais, por se tratar de um constructo diverso e complexo é estudado a partir de diferentes teorias e recebe denominações diversas. Na literatura, são escassos os estudos que propõem programas para o desenvolvimento de tais habilidades. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivos relacionar as Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica, assim como verificar a influência do programa interventivo desenvolvido a partir da Compreensão Emocional. A população contou com 11 crianças dos 2° e 3° anos do Ensino Fundamental Inicial de uma escola privada em Campina Grande, selecionadas a partir de um sorteio, com faixa-etária estipulada entre 8-10 anos. Os participantes foram avaliados antes e após a aplicação de um programa que propõe desenvolver as habilidades mencionadas, por meio do Social Skills Rating System (SSRS), assim como das respostas dos responsáveis a partir de um formulário. Os dados coletados foram analisados estatisticamente a partir do Software estatístico SPSS. Ao final do estudo, foi constatado que a intervenção realizada teve influência significativa no desenvolvimento das Habilidades Sociais, assim como foram observadas relações relevantes entre os constructos estudados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Livânia Beltrão Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Habilidades Sociais | pt_BR |
dc.subject | Competência Acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Problemas de Comportamento | pt_BR |
dc.subject | Compreensão Emocional | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.title | Habilidades sociais, competência acadêmica e compreensão emocional: análise de uma intervenção com alunos do ensino fundamental anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Eduardo Gonçalves de Almeida Gama | TCC - Eduardo Gonçalves de Almeida Gama | 638.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 213.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.