Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34345
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGama, Eduardo Gomes de Almeida-
dc.date.accessioned2025-07-22T14:34:12Z-
dc.date.available2025-07-22T14:34:12Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.otherCDD 307.14-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34345-
dc.descriptionGAMA, Eduardo Gonçalves de Almeida. Habilidades sociais, competência acadêmica e compreensão emocional: análise de uma intervenção com alunos do ensino fundamental anos iniciais. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractDiante das várias faces do desenvolvimento infantil, nota-se que as habilidades socioemocionais se destacam por serem fatores que influenciam a vida do indivíduo, ora de forma a promover o bem-estar subjetivo, ora por beneficiar a forma como se comporta em sociedade, além de como percebe e desenvolve as próprias relações sociais. Nas crianças, foi constatada uma relação entre o nível de Habilidades Sociais Competência Acadêmica e Problemas de Comportamento. Ademais, por se tratar de um constructo diverso e complexo é estudado a partir de diferentes teorias e recebe denominações diversas. Na literatura, são escassos os estudos que propõem programas para o desenvolvimento de tais habilidades. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivos relacionar as Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica, assim como verificar a influência do programa interventivo desenvolvido a partir da Compreensão Emocional. A população contou com 11 crianças dos 2° e 3° anos do Ensino Fundamental Inicial de uma escola privada em Campina Grande, selecionadas a partir de um sorteio, com faixa-etária estipulada entre 8-10 anos. Os participantes foram avaliados antes e após a aplicação de um programa que propõe desenvolver as habilidades mencionadas, por meio do Social Skills Rating System (SSRS), assim como das respostas dos responsáveis a partir de um formulário. Os dados coletados foram analisados estatisticamente a partir do Software estatístico SPSS. Ao final do estudo, foi constatado que a intervenção realizada teve influência significativa no desenvolvimento das Habilidades Sociais, assim como foram observadas relações relevantes entre os constructos estudados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Livânia Beltrão Tavarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHabilidades Sociaispt_BR
dc.subjectCompetência Acadêmicapt_BR
dc.subjectProblemas de Comportamentopt_BR
dc.subjectCompreensão Emocionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.titleHabilidades sociais, competência acadêmica e compreensão emocional: análise de uma intervenção com alunos do ensino fundamental anos iniciaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Eduardo Gonçalves de Almeida GamaTCC - Eduardo Gonçalves de Almeida Gama638.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito213.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.