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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34415
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Castro, Gabrielly Regina de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-29T14:49:50Z | - |
dc.date.available | 2025-07-29T14:49:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 615.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34415 | - |
dc.description | CASTRO, Gabrielly Regina de. Análise da percepção dos discentes do curso de farmácia da UEPB em relação à fitoterapia. 2025. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo buscou investigar o conhecimento dos estudantes de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) acerca da fitoterapia, explorando a origem de seus saberes sobre plantas medicinais e fitoterápicos e a intervenção do conteúdo programático de Fitoterapia na formação deste discente com reflexos no profissional farmacêutico egresso. A pesquisa envolveu discentes de diferentes períodos do curso, abrangendo aqueles que ainda não cursaram a disciplina de Fitoterapia (primeiro ao quarto período) e os que já cursaram (sexto ao décimo período). Os resultados evidenciaram diferenças no nível de conhecimento entre os estudantes dos períodos iniciais e finais, destacando o impacto positivo da disciplina de Fitoterapia na ampliação e transformação dos saberes adquiridos ao longo da formação acadêmica, apesar de eventuais questionamentos. Observou-se um maior consumo dos estudantes por plantas tradicionalmente utilizadas, como boldo e camomila, consumidas predominantemente na forma de chás, o que reflete uma conexão cultural significativa. Entretanto, essa preferência reforça a necessidade de expandir a formação para incluir uma maior diversidade de espécies vegetais e suas aplicações terapêuticas. O estudo também aponta para a importância estratégica da fitoterapia na formação do profissional farmacêutico, especialmente no fortalecimento de habilidades voltadas para a Atenção Primária à Saúde. Embora o ensino da Fitoterapia tenha demonstrado consolidação, impulsionado pelo esforço conjunto de docentes, discentes e pesquisadores, os dados sugerem a necessidade de investimentos institucionais para proporcionar uma formação mais abrangente, integrando a fitoterapia como abordagem complementar no cuidado em saúde. Por fim, reforça-se o papel central do farmacêutico na garantia de uma farmacoterapia segura e eficaz, assim como na disseminação de informações confiáveis ao público, promovendo o uso racional e consciente de plantas medicinais e fitoterápicos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Thúlio Antunes de Arruda | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Plantas Medicinais | pt_BR |
dc.subject | Práticas integrativas e complementares em saúde | pt_BR |
dc.subject | Fitoterapia | pt_BR |
dc.title | Análise da percepção dos discentes do curso de farmácia da UEPB em relação à fitoterapia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 13 - TCC |
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