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dc.contributor.authorCabral, José Renan Marinho-
dc.date.accessioned2025-07-29T14:51:13Z-
dc.date.available2025-07-29T14:51:13Z-
dc.date.issued2025-05-26-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34416-
dc.descriptionCABRAL, José Renan Marinho. Vivências e reflexões sobre o ensino de Geografia no estágio supervisionado na ECIT Major Antônio de Aquino, mm Mulungu/ PB. 2025. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este artigo analisa vivências e reflexões sobre o ensino de Geografia a partir da experiência no Estágio Supervisionado IV, realizado na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Major Antônio de Aquino, localizada no município de Mulungu, Paraíba. Por meio da observação e da prática docente, buscou-se compreender os desafios enfrentados no ensino de Geografia no contexto do Novo Ensino Médio e do modelo das Escolas Cidadãs Integrais. A pesquisa adotou uma metodologia fundamentada na análise bibliográfica e na pesquisa participante. A análise bibliográfica envolveu obras acadêmicas sobre estágio supervisionado, prática docente, Novo Ensino Médio e o modelo de escolas integrais na Paraíba, oferecendo embasamento teórico à discussão. A pesquisa participante foi conduzida por meio da observação direta do ambiente escolar, das metodologias empregadas pelo professor regente e da interação com os estudantes, permitindo uma compreensão aprofundada da dinâmica em sala de aula. Os resultados indicam que o modelo de ensino integral, aliado à formação técnica, impõe desafios à prática docente, como a conciliação entre o currículo formal e a preparação para o mercado de trabalho. Observou-se que a sobrecarga de conteúdos e a ênfase em habilidades técnicas podem limitar abordagens críticas e contextualizadas da Geografia, dificultando sua conexão com a realidade dos alunos. Em contrapartida, a vivência do estágio permitiu o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que valorizam a interação e a reflexão crítica, contribuindo para a formação cidadã. Conclui-se que o estágio supervisionado constitui um espaço essencial na formação inicial de professores, por possibilitar a articulação entre teoria e prática e favorecer uma prática pedagógica mais crítica e contextualizada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Luana Letícia Dionísio da Silva Paivapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integralpt_BR
dc.titleVivências e reflexões sobre o ensino de geografia no estágio supervisionado na ECIT Major Antônio de Aquino, em Mulungu/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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