Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34438
Título: Dinâmica da produtividade vegetal em resposta às variáveis climáticas e edáficas no semiárido paraibano
Autor(es): Nagorski, Ana Lucia Bridarolli
Palavras-chave: Produtividade primária
Sensoriamento remoto
Indice de Vegetação Aprimorado EVI
Microrregiões da Paraíba
Data do documento: 6-Jun-2025
Resumo: A produtividade vegetal em regiões semiáridas é fortemente condicionada por fatores ambientais, cuja variabilidade espacial e temporal ainda é pouco compreendida em escala regional. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar a influência de variáveis climáticas e edáficas sobre a produtividade vegetal no semiárido paraibano. Para isso, foram utilizados dados de sensoriamento remoto do ano de 2022, correlacionando o Índice de Vegetação Aprimorado (EVI) com variáveis como precipitação, temperatura, evapotranspiração estimada, déficit climático hídrico, teor de argila e nitrogênio do solo em 19 microrregiões - PB. As análises estatísticas revelaram variações significativas entre as regiões, evidenciando padrões distintos de produtividade vegetal. Os maiores valores de EVI foram observados nas microrregiões de Brejo Paraibano e Guarabira, associados a maiores índices de precipitação, evapotranspiração e fertilidade do solo. Em contrapartida, Seridó Oriental e Cariri Oriental apresentaram os menores valores, influenciadas por clima mais seco e solos mais arenosos e pobres em nitrogênio. A temperatura, o déficit hídrico e o teor de argila foram as variáveis que apresentaram maior correlação com o EVI, indicando seu papel determinante na dinâmica da vegetação. A análise de componentes principais explicou grande parte da variabilidade dos dados, reforçando a importância das condições ambientais na variação da produtividade vegetal. Conclui-se que este estudo evidenciou a importância de integrar variáveis climáticas e edáficas para entender a produtividade vegetal em regiões semiáridas, onde temperatura e déficit climático hídrico influenciaram negativamente a produtividade por um lado, enquanto nitrogênio, evapotranspiração real e precipitação influenciam positivamente a produtividade da vegetação, sendo estas variáveis boas indicadores na variação do índice de vegetação no semiárido da Paraíba.
Descrição: NAGORSKI, Ana Lucia Bridarolli. Dinâmica da produtividade vegetal em resposta variáveis climáticas e edáficas no semiárido paraibano. 28f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34438
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito.pdf138.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Ana Lucia Bridarolli Nagorski. pdfTCC - Ana Lucia Bridarolli Nagorski. pdf2.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.